JetBlue adotará o uso de combustível sustentável no Aeroporto JFK de Nova York

JetBlue adotará o uso de combustível sustentável no Aeroporto JFK de Nova York

Nesta quarta-feira, a JetBlue anunciou que comprará mais de três milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF). O SAF será adquirido de uma unidade da Valero Energy Corp e entregue pela World Kinect.

No quarto trimestre deste ano, a World Fuel Services (WFS) fornecerá o combustível sustentável à JetBlue para suas operações no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK). O novo acordo terá uma duração de doze meses, e durante esse período, a JetBlue receberá um milhão de galões de SAF puro.

PUBLICIDADE

“Este SAF recém-disponível em nossa cidade natal é um sinal importante do crescente engajamento dos principais produtores de combustível e do potencial do SAF para abordar significativamente as emissões de carbono da aviação. Ao alavancar a expertise globalmente reconhecida da Valero em mercados de energia e logística, e ao utilizar a infraestrutura de distribuição de combustível de aviação existente, este novo fornecimento em larga escala de SAF está definido para ser um momento crucial à medida que a indústria aumenta o uso de SAF. Maximizar verdadeiramente o impacto desta oportunidade exigirá engajamento em todos os setores.” – Sara Bogdan, Diretora Geral de Sustentabilidade e Governança Social Ambiental da JetBlue.

A JetBlue já utiliza SAF em outros aeroportos antes do JFK. A companhia possui um fornecimento regular em dois aeroportos da Califórnia, o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) e o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Em 2022, a JetBlue aumentou suas compras de SAF e está preparada para fazer o mesmo neste ano.

A JetBlue informou que o SAF, elaborado com uma gama de matérias-primas como resíduos agrícolas e óleos de cozinha usados, será combinado pela Valero com combustível de aviação convencional. Essa mistura criará um SAF que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 80% em relação ao combustível de aviação tradicional.

Com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero, a indústria da aviação mundial está se esforçando em desenvolver soluções sustentáveis. Companhias aéreas e fabricantes têm adotado o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) como a ação mais concreta até agora. Além disso, há esforços contínuos para desenvolver motores a hidrogênio e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Nos Estados Unidos, a pressão crescente dos grupos ambientais para que as companhias aéreas reduzam suas emissões de carbono também impulsiona o aumento desses produtos sustentáveis, com o governo americano estabelecendo metas para ampliar a produção de SAF e apoiar a transição da aviação doméstica para combustíveis mais ecológicos.

Leia também:

PUBLICIDADE
x
Sair da versão mobile