KC-390 da Embraer é eleito o avião mais elegante em tradicional show aéreo na Inglaterra

Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa conquistou o prêmio de aeronave mais elegante no Royal International Air Tattoo (RIAT), na Inglaterra. Foto: FAP/Divulgação.

Ostentando as cores da Força Aérea de Portugal (FAP), o jato de transporte multimissão brasileiro Embraer KC-390 Milllennium foi eleito o avião mais elegante no Royal International Air Tattoo (RIAT). 

PUBLICIDADE

Considerado um dos maiores shows aéreos militares do mundo, o RIAT também está entre os mais tradicionais eventos de aviação, ocorrendo anualmente desde 1971. Desde 1985 a base da Força Aérea Real (RAF) de Fairford, no condado de Gloucestershire, abriga as atividades que reúnem aeronaves civis, e principalmente militares, de todos os tipos e modelos, do mundo todo.

Na edição de 2024, o KC-390 da Esquadra 506 da FAP conquistou na sexta-feira (19) o “Concours d’Elegance”, prêmio atribuído às “aeronaves melhor preparadas e apresentáveis em exposição estáticas presentes naquele festival”, explica a Aeronáutica Portuguesa em nota

O Concours d’Elegance é dividido em três categorias: aeronave militar, aeronave civil e, a mais importante, grande vencedor, com a FAP levando este último troféu, com seu mais novo Millennium, o 26902, entregue recentemente. Esta também foi a primeira vez que os portugueses levaram o jato brasileiro à RIAT. 

PUBLICIDADE

Portugal foi o primeiro cliente de exportação do KC-390, adquirindo cinco aeronaves em 2019. O cargueiro tático da Embraer já acumula mais de 13 mil horas de voo em operação com FAP e a Força Aérea Brasileira em missões de reabastecimento em voo, ressuprimento, transporte logístico, evacuação aeromédica e combate a incêndios.

Junto do turboélice de ataque A-29 Super Tucano, o KC-390 é o maior sucesso da Embraer Defesa & Segurança, braço de aeronaves militar da fabricante brasileira. Além de já estar em serviço com a FAB e FAP, o modelo foi selecionado pelas forças aéreas da Áustria, Holanda, República Tcheca, Hungria e Coreia do Sul. O cargueiro multimissão também chama atenção de países como Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Grécia e Suécia. 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, Força Aérea Portuguesa, KC-390, RIAT

x