O Brasil enviará nesta quarta-feira (12), um KC-390 Millenium da FAB para o Líbano. A aeronave de transporte militar logístico vai decolar do Aeroporto Internacional de Guarulhos com 5,5 toneladas de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares e alimentos.
A previsão inicial era que o KC-390 decolagem rumo a Beirute, capital do Líbano, hoje, segunda-feira (10), contudo por questões logísticas o voo foi adiado.
O presidente Jair Bolsonaro deixou à disposição do governo libanês um avião para prestar apoio humanitário ao país, após a forte explosão ocorrida na semana ada que matou 150 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos.

A confirmação do envio do KC-390 aconteceu durante uma conferência presidencial entre Bolsonaro, Michel Aoun (Líbano), Emmanuel Macron (França), e Donald Trump (EUA).
“Nos próximos dias partirá do Brasil rumo ao Líbano uma aeronave da Força Aérea Brasileira, com medicamentos e insumos básicos de saúde, reunidos pela comunidade libanesa radicada no Brasil”, disse Bolsonaro durante a conferência.
No entanto, o Brasil enviará mais ajuda ao país, só que pelo mar. AO todo serão enviados 4 mil toneladas de arroz.
Entretanto, outras nações também estão na lista de ajuda para o Líbano, são eles os EUA, França, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Egito e até Israel que não tem boas relações diplomáticas com o governo libanês.