KC-390 embarca lançador de foguetes HIMARS dos EUA em exercício da OTAN

Militares do Exército Americano e da Força Aérea Portuguesa embarcaram o sistema HIMARS no Embraer KC-390. Treinamento reforçou capacidades de interoperabilidade da OTAN. Foto: Força Aérea dos EUA.

Em uma operação inédita, um lançador de foguetes M142 HIMARS do Exército dos Estados Unidos foi embarcado em um Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP). A atividade de testes aconteceu na última segunda-feira (15) na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. 

PUBLICIDADE

Segundo a Força Aérea dos EUA (USAF), a operação, que trouxe reforço das capacidades de interoperabilidade da OTAN, visou desenvolver planos de carga validados, permitindo que o HIMARS seja carregado e transportado na aeronave da Embraer em outras oportunidades

Durante o treinamento conjunto, a artilharia do 4º Batalhão do 133º Regimento de Artilharia de Campanha do Exército Americano foi embarcada com sucesso na aeronave da FAP, operada pela Esquadra 506 Rinocerontes. 

Treinamento na base de Ramstein, na Alemanha, marcou o carregamento bem-sucedido do lançador de foguetes HIMARS a bordo do KC-390 português. Foto: Força Aérea dos EUA.
Treinamento na base de Ramstein, na Alemanha, marcou o carregamento bem-sucedido do lançador de foguetes HIMARS a bordo do KC-390 português. Foto: Força Aérea dos EUA.

O HIMARS tem dimensões similares ao sistema ASTROS do Exército Brasileiro, já carregado no KC-390. No entanto, o equipamento norte-americano emprega foguetes de precisão, enquanto o sistema brasileiro usa foguetes para saturação de área. 

Desenvolvido na década de 1990 pela Lockheed Martin, o HIMARS usa um pod com seis foguetes GMLRS guiados por GPS ou um míssil balísticos ATACMS. Já bem implantado no Exército dos EUA, o modelo ganhou mais fama ao ser doado à Ucrânia. No Leste Europeu, o sistema tem sido amplamente empregado contra a Rússia, inclusive em ataques contra alvos dentro do território russo.

Também é usado pelos militares da Polônia, Jordânia, Singapura, Romênia e Emirados Árabes Unidos. 

Portugal foi o primeiro cliente de exportação do KC-390, adquirindo cinco aeronaves em 2019, duas das quais já foram entregues. O cargueiro tático da Embraer já acumula mais de 13 mil horas de voo em operação com FAP e a Força Aérea Brasileira em missões de reabastecimento em voo, ressuprimento, transporte logístico, evacuação aeromédica e combate a incêndios. 

PUBLICIDADE

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Exército dos EUA, FAP, KC-390, Portugal

x