Anunciado para acontecer até o final de outubro, o Embraer KC-390, até então a maior aeronave produzida pela Embraer, realizou na manhã do dia 26/10 o seu segundo voo, com decolagem feita a partir da pista da Embraer em Gavião Peixoto – SP.
Ao contrário de seu primeiro voo que teve uma hora de duração, esse foi previsto para ter meia hora a mais, afim de poder analisar outros sistemas da aeronave, após longos testes em solo esse segundo voo de teste da aeronave marca a retomada dos voos no seu programa de testes.
Com Roll Out realizado no dia 21/10/2014 e primeiro voo do KC390 realizado no início desse ano em 03/02/2014. O KC-390 marca a história da Embraer, sua fabricação é derivada de uma encomenda do governo por uma aeronave que substitua o C-130 Hércules e que incorpore diversas atividades, tais como transporte de tropa, carga e capacidade de multi reabastecimento em voo. Além do mais ele deve ser capaz de pousar em pistas mal pavimentadas ou de terra batida, afim de garantir amplo o ao território nacional. Vários países entraram no consórcio de construção junto com a Força Aérea Brasileira.
Seu cronograma, porém, foi atrasado em alguns meses de acordo com o anunciado pela empresa no mês de julho desse ano, prorrogando assim sua primeira entrega para o primeiro semestre de 2018, ante a data fixada do segundo semestre de 2016. Esse fato acabou por paralizar um pouco as atividades de certificação, que antes teriam de ser concluídas em 2016 e agora ou para 2017.
Vídeo feito pela Embraer com imagens do primeiro voo do KC-390.
Não houve demais imagens ou vídeos divulgados pela empresa sobre o segundo voo.
Fonte – FlightGlobal