O Governo do Kuwait recebeu autorização do Departamento de Estado dos EUA para comprar bombas e mísseis para seus novos caças Eurofighter Typhoon. Os armamentos, 751 bombas e 60 mísseis, estão avaliados em US$ 397 milhões.
O acordo ainda deve ser aprovado pelo Congresso dos EUA. A compra é parte da modernização militar do Kuwait, cujos principais investimentos estão na aquisição 28 caças Boeing F/A-18E/F Super Hornet Block III e outros 28 Typhoon Tranche 3A, quatro dois quais já foram entregues para a Força Aérea do Kuwait (KAF).

A lista de armamentos, divulgada pela Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA) no dia 21/07, inclui os seguintes itens.
- 60 mísseis ar-ar AIM-120C-7/8 AMRAAM, guiados por radar ativo;
- 250 bombas de fins gerais Mk.84 de 2000 libras (cerca de 907 kg);

- 501 bombas de fins gerais Mk.83 de 1000 libras (453 kg);
- 350 kits de cauda KMU-556 para bombas GBU-31V1 JDAM. Estes kits transformam uma bomba Mk.84 comum em uma munição inteligente, guiada por GPS;
- Kits de bombas GBU-48 Enhanced Paveway II, compostos por 702 unidades de MXU-667 Air Foil Groups (AFG) e MAU-210 Enhanced Computer Control Groups (ECCG). Como no caso anterior, esses kits transformam as bombas Mk.83 em munições inteligentes, guiadas por laser e GPS.

A compra ainda inclui munições inertes e de treinamento, instrução de militares, documentação técnica e e técnico e logístico das companhias Raytheon Missiles and Defense e Lockheed Martin Missiles and Fire Control.
“A venda proposta melhorará a capacidade do Kuwait de enfrentar as ameaças regionais atuais e futuras”, diz a DSCA em comunicado, afirmando ainda que “o Kuwait mostrou um compromisso com a modernização de suas forças armadas e não terá dificuldade em absorver essas armas em suas forças armadas.”
Apesar de já ter quatro de seus 28 caças Typhoon fabricados na Itália pela Leonardo, o Kuwait ainda espera receber seus Super Hornet. Os aviões estão com a Marinha dos EUA, parceira da Boeing no projeto.
