A LATAM Airlines Brasil concluiu com êxito a aplicação do filme AeroSHARK da Lufthansa Technik em um Boeing 777, aumentando a eficiência de combustível. Essa é a primeira aplicação da tecnologia em uma companhia aérea das Américas. Em 3 de outubro de 2024, a Lufthansa Technik anunciou que mais quatro Boeing 777 da LATAM também receberão o filme, totalizando cinco aeronaves.
A LATAM instalou o filme inovador em seu primeiro Boeing 777-300ER em São Paulo, em dezembro de 2023, gerando uma redução de cerca de 1% no consumo de combustível.
O AeroSHARK, fruto da colaboração entre a BASF e a Lufthansa Technik, é um revestimento de superfície que simula a estrutura da pele de tubarão, apresentando nervuras de cerca de 50 micrômetros para otimizar o fluxo de ar.
“Nossa estratégia de modernização de frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de atingir o net zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossas metas ambientais”, disse o Diretor de Frota e Projetos do LATAM Airlines Group, Sebastián Acuto.
A aplicação de centenas de metros quadrados do filme AeroSHARK na fuselagem e naceles dos motores das aeronaves reduz o arrasto, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de CO2. Quando os cinco Boeing 777-300ER da LATAM estiverem equipados com a tecnologia, a companhia poderá economizar anualmente 2.000 toneladas métricas de combustível e 6.000 toneladas métricas de CO2, equivalente a 28 voos de São Paulo para Miami em um Boeing 777.
“A decisão da LATAM confirma mais uma vez: o AeroSHARK funciona. Isso nos encoraja ainda mais a usar nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir para a aviação com menores emissões de CO₂. Estamos ansiosos para colaborar com mais clientes globalmente e aplicar nossa tecnologia sharkskin de economia de combustível a ainda mais aeronaves”, disse o Diretor Sênior de Vendas da Lufthansa Technik na América Latina e Caribe, Robin Johansson.
Leia também: