O Grupo LATAM propôs a venda de nove aviões Boeing 767-300ER da sua frota para a Jetran, em uma movimentação para aumentar a liquidez da companhia. Provavelmente a companhia continuará operando com esses aviões, no entanto, através do pagamento de leasing.
O pedido foi oficialmente registrado pela LATAM na Justiça de Nova York, cumprindo o procedimento exigido pelo regime de Chapter 11, de recuperação judicial.
Os aviões estão atualmente em uma configuração para transportar ageiros, no entanto, a própria Jetran deverá realizar os trâmites para converter essas aeronaves em cargueiros.
A LATAM divulgou recentemente um planejamento para converter vários 767 da sua frota em cargueiros, porém, não cita se esses aviões após convertidos vão para a frota da LATAM Cargo.
De acordo com o documento apresentado pela LATAM, todos os aviões estão operando nas filiais brasileiras, e tem as seguintes matrículas:
- PT-MOA
- PT-MOB
- PT-MOC
- PT-MOD
- PT-MOE
- PT-MOF
- PT-MSW
- PT-MSX
- PT-MSZ
A empresa, por sua vez, não declarou se realmente planeja fazer o lease-sale-back desses aviões, bem como não declarou o valor de venda das aeronaves. Desta forma, e em último caso,
Atualmente a LATAM Brasil tem 13 aviões Boeing 767-300ER na sua frota, todos foram fabricados há cerca de 10 anos, sendo que o mais novo foi produzido em 2013.