LATAM lidera setor aéreo brasileiro doméstico e internacional em abril segundo a ANAC

por Aeroflap

Latam Brasil Airbus A320neo o Fundo Rio Grande do Sul Porto Alegre Mecânico ageiros Brasília Santiago Chile

A LATAM acaba de ser confirmada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como a companhia líder do setor aéreo brasileiro em abril. Segundo os dados consolidados divulgados pela agência, a LATAM alcançou no mês a maior participação (em RPK¹) do mercado doméstico (37,4%) e internacional² (22,06%) no Brasil. O índice medido pela ANAC considera a quantidade de ageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre todos os ageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

PUBLICIDADE

A LATAM registrou ainda em abril um crescimento de 21,6% no seu número de ageiros domésticos no Brasil em relação a abril de 2022. Ao todo, a companhia transportou 2,4 milhões de pessoas em voos nacionais no País no último mês, superando os 2 milhões registrados no mesmo período do ano ado.

Eficiente e competitiva, a LATAM tem investido desde 2021 em mercados sustentáveis para ampliar a sua conectividade e promover o crescimento sustentável de suas operações. Além de voar para seu recorde de 55 destinos no Brasil, é atualmente a empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia.

Em 2023, a LATAM é responsável por 64%³ dos ageiros de voos internacionais no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), tendo inaugurado as rotas Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima, estreado operações em o Fundo (RS) e ampliado o seu acordo de codeshare com a Voe. Ainda em 2023, iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima, Santiago-Melbourne, Guarulhos-Joanesburgo e Guarulhos-Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua t Venture com a Delta Air Lines.

Como consequência do investimento em conectividade, a LATAM lidera em 2023 o setor aéreo brasileiro, repetindo o feito dos últimos dois anos (2021 e 2022), segundo a ANAC.

¹ RPK: sigla em inglês para ageiros-Quilômetros Transportados.

² Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

³ Considera os voos internacionais de/para o Brasil de todas as filiais do grupo LATAM.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

 

Via: LATAM Brasil