A Lockheed Martin apresentou nesta terça-feira (28), o primeiro caça F-35A Lightning II da Polônia ao governo polonês durante uma conferência de lançamento nas instalações de produção do F-35 da Lockheed Martin. Este evento marca um marco significativo na história da Força Aérea Polaca e fortalece a aliança entre os Estados Unidos e a Polônia, um aliado fundamental da OTAN.
O F-35 tem sido nos últimos anos a aeronave preferida da OTAN e ajudará a alargar a forte liderança da Polônia na OTAN através do investimento na modernização militar e numa maior participação em missões estrangeiras. A Polônia é uma das várias nações da OTAN que investe na dissuasão aliada do F-35. Com a sua interoperabilidade incomparável, os F-35 da Polônia, denominados “Husarz” em homenagem a uma unidade do ado militar do país, irá ligar recursos entre domínios para aumentar a consciência situacional da Polônia e dos seus principais parceiros europeus.
Altos líderes governamentais e militares da Polônia e dos Estados Unidos participaram da coletiva de imprensa para celebrar o primeiro dos 32 F-35 da Polônia, de acordo com seu programa de registro. A primeira aeronave, designada AZ-01, será entregue à Força Aérea Polonesa em dezembro e será baseada na Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, Arkansas, onde a Polônia será o primeiro cliente internacional a realizar treinamento de pilotos de F-35.
Os F-35 operam agora em 32 bases em todo o mundo. Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 1.000 F-35, treinou mais de 2.540 pilotos e 16.690 mantenedores, e a frota de F-35 ultraou 889.000 horas de voo acumuladas.
Leia também:
- Surge avião com suposta nova pintura da israelense El Al
- Aeroporto da Pampulha realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado
- TAAG Linhas Aéreas anuncia parceria com Decolar
Com informações: Lockheed Martin