Lufthansa cogita aquisição de 19,9% da TAP Air Portugal

Lufthansa cogita aquisição de 19,9% da TAP Air Portugal

A Lufthansa mostra grande interesse em adquirir 19,9% da TAP Air Portugal, que está próxima da privatização. O CEO, Carsten Spohr, estaria negociando com autoridades portuguesas sobre a possível compra. A TAP foi renacionalizada em julho de 2020, quando o governo português recuperou o controle majoritário da companhia.

PUBLICIDADE

Neeleman, ex-principal acionista da TAP, liderou em 2015 o consórcio Atlântico Gateway, que adquiriu 45% da TAP Air Portugal com o objetivo de recuperar a companhia aérea em crise. No entanto, a pandemia de COVID-19 forçou o governo português a intervir, resultando na saída de Neeleman da empresa em meio a controvérsias.

Após a TAP Air Portugal registrar um lucro de 177 milhões de euros sobre 4,2 mil milhões de euros em receitas em 2023, o governo português decidiu avançar com a privatização da companhia aérea. A operação transatlântica da TAP a partir de Lisboa (LIS) e sua forte atuação no mercado brasileiro despertaram o interesse de grandes grupos como Lufthansa, Air -KLM e IAG.

A venda da TAP Air Portugal pode começar já no primeiro trimestre de 2025, com o governo português possivelmente vendendo entre 51% e 100% da empresa. A participação de 19,9% em discussão pode valer entre €180 e €200 milhões. Se a Lufthansa adquirir uma fatia da TAP, será sua segunda aquisição no sul da Europa em dois anos. Em julho de 2024, a Comissão Europeia aprovou a compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, o que lhe dará controle efetivo da companhia italiana e a opção de adquirir o restante das ações em 2025.

Leia também: