Após pouco mais de três anos, a Lufthansa retomou voos com sua frota de Airbus A380 que estavam desde o início da pandemia sem operar. O primeiro voo ocorreu entre a Alemanha e os EUA nesta quinta-feira (1º).
A aeronave em questão foi o Airbus A380 de matrícula D-AIMK, uma aeronave de nove anos de idade que estava estocada desde o começo da pandemia. A Lufthansa refez seu planejamento sobre a sua frota de ‘superjumbo’ e retirou da estocagem em Teruel na Espanha.
O voo que trouxe de volta o A380 aos voos comerciais da companhia de bandeira alemã, decolou de Munique, um dos principais hubs da empresa com destino a Boston nos EUA. O chefe da frota da Lufthansa comemorou o retorno do ‘superjumbo’:
“Estamos muito satisfeitos por colocar o Airbus A380 de volta ao serviço regular hoje. É uma grande honra realizar o voo inaugural”, disse Martin Hoell.
Veja também:
- Brasil perde liderança para o México no transporte de ageiros aéreos na América Latina
- Salvador terá voos diretos para Guanambi pela Voe
- Presidente Lula quer utilizar maior aeronave da FAB como presidencial
Por hora, apenas dois Airbus A380 foram reativados pela empresa, além do D-AIMK também o D-AIMM está fora do armazenamento em Teruel. Este último está em Frankfurt sendo checado após um longo período sem voar nas instalações da Lufthansa Technik.
A Lufthansa conta com nove aeronaves do tipo, com uma idade média de 11.8 anos. O retorno do ‘superjumbo’ também significa que a empresa volta a oferecer serviços de Primeira Classe como no Boeing 747-8.

O Airbus A380 da companhia alemã é configurado para transportar 8 ageiros na Primeira Classe divididos em uma configuração 1x2x1, 78 ageiros na Classe Executiva em uma configuração 2x2x2; 52 ageiros na Economy na configuração 2-4-2 e mais 371 ageiros na Econômica em configuração 3x4x3.
Com a reintrodução do ‘superjumbo’ em voos regulares, a Lufthansa colocou a aeronave no lugar do Airbus A340-600 nos voos entre Munique e Boston até o final de outubro. Em breve também haverá troca do avião que realiza os voos entre Munique e New York (JFK).
Lufthansa returns the A380 to commercial service today with a flight from Munich to Boston. https://t.co/viQi7V1FTs pic.twitter.com/EqOIDApVrR
— Flightradar24 (@flightradar24) June 1, 2023
É possível que também será operada a rota para Los Angeles, já que a alta temporada aumenta o fluxo de conexões principalmente da aliança global Star Alliance, na qual a Lufthansa faz parte. Atualmente esses voos são operados pelo Airbus A350-900.
O retorno do Airbus A380 também chega em um bom momento para empresa que visava ampliar sua capacidade e também uma oferta maior de assentos no verão europeu, que também foi possível em razão do retorno do Boeing 747-8.
Com informações da Simple Flying