Marinha dos EUA concedeu um contrato de US$ 3,4 bilhões para Boeing começar a fabricar 14 aeronaves P-8A Poseidon para a Real Força Aérea Canadense e três P-8 adicionais para a Força Aérea Alemã. Marinha.
Em novembro de 2023, o Canadá anunciou sua decisão de adquirir o P-8A Poseidon para substituir sua frota atual de -140 Auroras. O primeiro P-8A para o Canadá deverá ser entregue em 2026.
Com a aquisição do P-8, os compromissos econômicos da Boeing com o Canadá têm o potencial de gerar benefícios anuais de mais de 3.000 empregos para a indústria canadense e parceiros da cadeia de valor, e pelo menos US$ 358 milhões para o produto interno bruto do Canadá durante um período de 10 anos.
A equipe Poseidon do Canadá inclui CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero. A equipe conta com 81 fornecedores canadenses da plataforma P-8 e mais de 550 fornecedores em todas as províncias, contribuindo para o benefício econômico anual de aproximadamente CAD$ 4 bilhões da Boeing para o Canadá, apoiando mais de 14.000 empregos canadenses.
Após a aquisição inicial de cinco aeronaves P-8 em junho de 2021, a Alemanha adicionou três aeronaves adicionais para elevar para oito o número total de P-8 para a Marinha Alemã. A primeira aeronave será entregue em 2025, para substituir a frota de P-3 Orions do país.
Na Alemanha, a Boeing fez parceria com a ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH e a Lufthansa Technik para fornecer integração de sistemas, treinamento, e e trabalho de sustentação que trarão a mais alta disponibilidade operacional para cumprir as missões da Marinha Alemã.
No ano ado, a Boeing e a CAE am acordos de parceria para expandir a colaboração em plataformas multimissões no Canadá, Alemanha e Noruega. Esses acordos utilizam as capacidades complementares de cada empresa para fornecer soluções superiores de gerenciamento, técnicas e de treinamento econômicas para o programa P-8A Poseidon.
Existem 200 P-8 atualmente em serviço ou sob contrato em nove países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia, República da Coreia, Alemanha e Canadá.
Leia também: