A Marinha do Brasil recebeu o helicóptero UH-15A Super Cougar (N-7201) depois de ser revisado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O helicóptero, similar ao H-26 Caracal usado pela FAB, ou por inspeção ALFA/TANGO nas instalações da Aeronáutica no Campo de Marte.
A aeronave ou por manutenção no Centro Integrado de Manutenção (CIM) e foi recebida em 14/09 pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan).

A cerimônia de entrega da aeronave foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica (DIRMAB) e contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior e do Comandante do GAerNavMan, Capitão de Mar e Guerra Guilheme Conti Padão.
O Brigadeiro destacou o poder da cultura organizacional de cada Força, com características singulares, que garantem o desenvolvimento da interoperabilidade, sem colocar em risco a identidade e as especificidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

O CIM é composto por militares das três Forças e se destaca pelo compartilhamento de atividades de gestão e manutenção da frota de helicópteros H-225M, comum a todas. Nele são cumpridas as grandes inspeções, com destaque para a ALFA/TANGO, realizada a cada 3 anos ou 1200h de voo.
“Este vetor representa um importante incremento na capacidade operativa da Marinha, contribuindo para o aumento da disponibilidade de nossos meios e cumprimento de nossa missão institucional”, disse o Comandante da Força Aeronaval.

“É por dever de justiça que agradeço a todos os profissionais, das três forças, que contribuíram para a prontificação desta aeronave. Destaco o inestimável apoio do PAMA-SP, o qual abriga em suas instalações o Centro Integrado, o EGLOG e os diversos laboratórios e oficinas, os quais muito têm contribuído com a Aviação Naval ao longo dos anos.”
O N-7201 foi recebido pelo 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) em 2017, sendo a primeira aeronave configurada para busca e salvamento e combate (CSAR). O UH-15A foi adquirido dentro do Projeto H-XBR, que prevê a entrega de 16 Super Cougar para a Marinha do Brasil.
Com informações do Comando Aeronaval