No Extremo Oriente da Rússia, um helicóptero Mi-8 que havia desaparecido com 22 pessoas a bordo foi encontrado. O Ministério de Situações de Emergência da Rússia recuperou 17 corpos da Península Vulcânica de Kamchatka. O ministério declarou em 1º de setembro de 2024 que “dezessete corpos já foram encontrados” e que as operações de busca seguiriam no dia seguinte.
Operado pela Vityaz Aero, o helicóptero Mi-8 com o número de registro RA-25656 desapareceu do radar enquanto voava sobre Kamchatka, uma área famosa por seu clima adverso e terreno complicado. As operações de resgate foram inicialmente atrasadas pela baixa visibilidade resultante de um ciclone que atingiu a região no fim de semana.
A notícia havia sido confirmada pelo governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, que a anunciou em seu canal do Telegram. Em uma declaração, Solodov disse:
“Hoje, por volta das 16:15 um helicóptero Mi-8 desapareceu do contato. Ele estava seguindo a rota do vulcão Vachkazhets para o heliporto na vila de Nikolaevka. Havia 22 pessoas a bordo: 19 ageiros e três tripulantes.”
Ele também destacou que a operação de resgate estava em progresso e seria mantida, apesar das condições climáticas adversas e da escuridão, desde que não colocasse em risco a saúde e a segurança dos socorristas.
A causa do acidente continua desconhecida, mas é possível que as condições climáticas adversas tenham tido influência. O Comitê Investigativo Russo iniciou uma investigação para determinar as circunstâncias envolvidas.
O helicóptero russo Mi-8 se dirigia ao heliporto na vila de Nikolaevka, localizada perto do vulcão Vachkazhets. De acordo com o relatório, o Mi-8T sumiu do radar logo após a decolagem.
Leia também: