A Mikoyan está trabalhando no projeto de um caça de quinta geração para operar a partir de porta-aviões, devendo apresentar um protótipo nos próximos anos. Uma versão de pouso e decolagem vertical também está sendo estudada.
“A empresa está trabalhando em um promissor caça de quinta geração baseado em porta-aviões, que será feito com tecnologias stealth. Agora que a fase de modelagem por computador está em andamento, os primeiros protótipos da aeronave devem ser lançados nos próximos anos”, disse uma fonte do complexo industrial-militar à agência russa RIA Novosti.
A mesma fonte disse que o caça stealth atuará em conjunto com um drone de combate, também naval, com um peso superior a 10 toneladas. “O dispositivo deve ser usado em conjunto com um caça no âmbito do conceito de ‘loyal wingman’. Suas funções são reabastecimento ou ataques conjuntos.”

O interlocutor esclareceu que o aparelho também utilizará os desenvolvimentos do drone Skat, um UCAV (aeronave de combate não-tripulada) que vem sendo desenvolvido pela MiG. O funcionário também afirmou que “no âmbito do projeto, também está sendo considerada a possibilidade de criar uma versão do caça com decolagem e pouso vertical”.
Durante o Salão MAKS 2021, que ocorreu entre os dias 20 e 25 deste mês, a MiG apresentou três maquetes de seus projetos futuros, sendo duas mostrando o caça e o drone naval.


Além do caça stealth e do drone embarcado, a MiG também apresentou um modelo de um “Avião Leve Multifuncional”. A maquete do monomotor também apresentava caractéristicas de baixa observabilidade, como baias de armamentos na barriga e laterais da fuselage, além do sensor EOTS mencionado anteriormente.