Ministros de Portugal aprovam compra do Super Tucano

YAT-29 Super Tucano carregando um par de mísseis MAA-1 Piranha.

Um dos produtos de maior sucesso da Embraer, o A-29 Super Tucano está um o mais próximo de chegar à Europa e OTAN. No dia 04 de julho, o Conselho de Ministros de Portugal deu luz verde ao início das negociações para a compra dos aviões brasileiros. 

PUBLICIDADE

A decisão vem quase 10 dias depois que o Ministro da Defesa Nuno Melo anunciou que a aquisição dos turboélices estava prestes a ser legalmente autorizada. 

Conforme o comunicado dos Ministros, o movimento autoriza “o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e desenvolvimento da sua configuração OTAN.”

Lançado pela Embraer em 2023, o A-29N é uma versão do Super Tucano adaptada para as necessidades de países da OTAN. A aeronave “incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da aliança militar, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.”

Portugal quer o A-29N, versão do Super Tucano para países da OTAN. Embraer/Divulgação.
Portugal quer o A-29N, versão do Super Tucano para países da OTAN. Embraer/Divulgação.

“Tais funcionalidades aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo por exemplo sua utilização em missões de treinamento JTAC, do inglês t Terminal Attack Controller. Os dispositivos de treinamento serão igualmente atualizados para os padrões mundiais mais exigentes, incluindo realidade virtual, aumentada e mista”, disse a Embraer na época. 

A aquisição vai de acordo com o planejamento legislativo do país, que tem reservado o montante de 180.5 milhões de Euros para a compra de aviões de e Aéreo Aproximado (CAS). O Super Tucano da Embraer é um produto líder neste mercado, estando em operação em pelo menos 17 países e já amplamente testado em combate em diversos cenários. O modelo já está na mira da FAP há algum tempo, para preencher a lacuna deixada com a baixa dos jatos Dassault-Dornier AlphaJet. 

A compra dos A-29 por Portugal é importante, podendo ser mais uma abertura de portas para a Embraer na Europa. A fabricante já tem conquistado espaço na região com o cargueiro KC-390, que teve a Força Aérea Portuguesa como seu primeiro cliente. Posteriormente o jato multimissão foi selecionado pela Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. 

 

PUBLICIDADE

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-29 Super Tucano, Embraer, Portugal