Um Boeing 747-8F da UPS, de matrícula N624UP, sofreu um problema enquanto decolava no último dia 20 de julho de Hong Kong para Dubai, cumprindo o voo 5X-3 da companhia.
A aeronave teve um incêndio no motor durante o procedimento de decolagem. De acordo com relatos da tripulação, os sistemas do 747-8F indicou uma anomalia de temperatura nos motores quando estavam a 400 pés, e a 1500 pés receberam um aviso de incêndio no motor Número 1, localizado na asa esquerda.

Os pilotos fizeram todo o procedimento listado no Manual da aeronave, e avisaram o controle de tráfego aéreo sobre o problema a bordo, pedindo prioridade de pouso. Ainda em voo os tripulantes desativaram o motor Número 1, que estava com problemas, e descarregaram as garrafas de extinção de fogo, como solicita o manual.
O avião pousou normalmente no Aeroporto de Hong Kong cerca de 15 minutos depois da decolagem, mesmo com o excesso de peso de combustível. Os bombeiros do local já estavam aguardando o avião e trabalharam em solo para extinguir o fogo no motor GEnx-1B.
O Boeing 747-8F ainda está em Hong Kong, onde vai ar por reparos. O avião foi entregue para a UPS em novembro de 2020.
Veja no vídeo abaixo os bombeiros combatendo as chamas no motor Número 1:
Com informações de The Aviation Herald.