A equipe de restauração do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA finalizou a reforma de um dos aviões mais estranhos do seu inventário, o Boeing X-32.
A organização, que tem um dos maiores acervos de aeronaves no mundo, anunciou no dia 08/12 a conclusão da restauração do jato, que levou três meses. Após o restauro, o antigo protótipo foi levado para o pátio para uma sessão de fotos.
Nesta semana, o museu da USAF divulgou um vídeo com imagens e detalhes do X-32, antes e depois da renovação, que incluiu uma nova pintura, aplicação de novos adesivos, restauração do cockpit e trabalhos no motor e interior da fuselagem do avião.
Com a conclusão dos trabalhos, o X-32 deixa o hangar de restauração e será levado ao salão principal, onde poderá ser visto de perto pelos visitantes.
The Boeing X-32A restoration is complete after three months! More video from the official photoshoot coming soon! #avgeek @Boeing https://t.co/ly2eCfGQpF pic.twitter.com/ZWh61QrnIS
— National Museum USAF (@AFmuseum) December 8, 2023
O X-32 foi a resposta da Boeing ao projeto t Strike Fighter, conduzido no início dos anos 2000. O “peculiar” desenho da aeronave acabou sendo sua característica mais notável, rendendo inúmeros memes na internet e até mesmo a alcunha de um dos aviões mais feios do mundo.
A empresa de Seattle apresentou dois protótipos: o X-32A, de pouso e decolagem convencional, e o X-32B com capacidade VSTOL (pouso e decolagem curta/vertical).
Durante as avaliações, os X-32 realizaram 144 voos de testes contra o X-35 da Lockheed Martin, que acabou sendo o vencedor do projeto, tornando-se o atual F-35 Lightning II. Em 2005, os aviões foram encaminhados para diferentes museus.

O recém reformado X-32A foi doado ao Museu Nacional da Força Aérea, onde chegou a ficar exposto ao ar livre por um tempo, deteriorando as condições da aeronave. Já o X-32B foi transferido ao Museu Aeronaval de Patuxent River, onde também ficou exposto aos elementos e, por consequência, apresenta um mau estado de conservação.