E sábado (anteontem?) eu postei uma foto na página de um sistema de magnetos e sua distribuição de corrente nas velas de ignição, se observar bem a mesma foto abaixo, a palavra é uma só, redundância, presente na aviação desde o C152 (uma aeronave pequena), até mesmo no gigante dos ares An-225, até do mais recente A380 já com Fly-By-Wire. Falando de aeronaves menores, alguns dos sistemas de redundância nessas aeronaves está concentrado principalmente no conjunto moto-propulsor, é possÃvel observar , por exemplo, o uso de 2 magnetos e 2 velas por cilindro. Em um carro convencional é utilizado um gerador que recarrega a bateria, e somente 1 vela de ignição por cilindro. Mas…. Para que isso Pedro? Bem, só quem estava na estrada e o alternador do carro começa a falhar, sabe o que é um desespero bom, se na estrada, com possibilidade de guincho, já ficamos preocupados, imagine no ar voando a 6000 ft, no caso da minha cidade (BrasÃlia) uns 3000 ft do solo. Â O magneto de uma aeronave não é o sistema tão moderno como um alternador, porém é um sistema independente e duplo, já bastante testado e “confiável”, esse sistema duplo permite que tenha o comando independente de 2 velas no cilindro, assim, se um magneto falha em meio ao voo e você não conseguir acionar ele novamente, pelo menos a mistura ainda continuará queimando e você poderá alternar para um aeroporto mais próximo.
PUBLICIDADE
Os magnetos estão em vermelho e verde, repare como os cabos de vela que são amarelos, saem direto do magneto para a vela do motor.
Viu? o motor é de concepção antiga porém é relativamente seguro, além do mais, injeção direta de combustÃvel, nada de carburador “afogado”, formação de gelo, nada disso.
Outro ponto…. Instrumentos de navegação importantes para o voo são repetidos, como visto nessa foto do Cessna 340 (bi-motor a pistão). E mesmo a aeronave tendo um sistema avançado de cockpit, como as com G1000. Repete a mesma história das aeronaves grandes, instrumentos essenciais também estão disponÃveis de forma duplicada. Veja a imagem abaixo.
Mesmo tendo G1000 os instrumentos analógicos estão presentes.
Mais um ponto, essas aeronaves geralmente tem dois rádios, a parte boa é que a fabricante poderia ajudar com a redução de custos e instalar uma só antena para os 2 equipamentos, mas não, tem duas mesmo, uma para cada rádio, assim, se uma antena der problema ou sofrer com sombreamento, você terá outra para usar e se comunicar com o controle em solo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.