A istração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA, NASA, adquiriu um novo Boeing 777 para compor a sua frota e substituir o seu veterano quadrijato Douglas DC-8.
O Douglas DC-8 de matrícula N817NA está a serviço da NASA desde 1986, quando foi adaptado para voos da agência. Para o seu lugar foi adquirido pela agência espacial dos EUA, um Boeing 777-200ER que voava anteriormente pela companhia japonesa Japan Airlines (JAL).
O Boeing 777-200ER de matrícula N774LG, atualmente está estocado sob os cuidados da empresa Logistic Air. A aeronave foi entregue para a própria Japan Airlines em 2003, e voou somente pela companhia aérea até ser reado no último dia 15 de dezembro.
- Mais de 60 anos após ser lançado, Douglas DC-8 continua em operação; veja quantos ainda voam em 2022
A NASA adquiriu seu novo avião por meio do orçamento previsto do FY22 com valores a baixo de US$ 30 milhões. Ainda não há uma previsão para quando o novo Boeing 777 da agência estará a disposição, estima-se que o processo de adaptação poderá levar alguns anos.
O Douglas DC-8 em operação pela NASA possui diversas modificações com sensores instalados para coletar dados em experimentos e projetos da agência espacial americana em prol da comunidade cientifica.
Com informações do Scramble