A NASA e a SpaceX concluíram com sucesso nesta sexta-feira (23/04) o 3º lançamento de astronautas utilizando um foguete Falcon 9 e cápsulas Crew Dragon, fabricados pela empresa de Elon Musk.
Às 05h49 (EDT), no horário previsto, o foguete SpaceX Falcon 9 com a nave Crew Dragon decolou do PAD 39A do Kennedy Space Center. Quatro astronautas estão a bordo da cápsula Crew Dragon, que deverá acoplar na Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado, às 05h10 (EDT).
Crew-2 astronauts aboard Dragon check in from orbit. Watch live → https://t.co/bJFjLCzWdK pic.twitter.com/BqrbPZCCw5
— SpaceX (@SpaceX) April 23, 2021
At historic Launch Complex 39A, @Astro_Kimbrough & @Astro_Megan make their way across the crew access arm walkway to their Crew Dragon spacecraft, as @Thom_Astro & @Aki_Hoshide follow: pic.twitter.com/xKuIlKE8
— NASA (@NASA) April 23, 2021
Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, junto com o astronauta Akihiko Hoshide da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Thomas Pesquet, participam dessa missão Crew-2 para a ISS.
Confira o lançamento no vídeo abaixo:
Liftoff of Falcon 9 and Dragon! pic.twitter.com/g6Oi8qwU2Y
— SpaceX (@SpaceX) April 23, 2021
PUBLICIDADE
“Estou muito orgulhoso da equipe SpaceX e honrado por ter uma parceria com a NASA e ajudar com a JAXA e a ESA também”, disse Musk no canal oficial da NASA. “Estou emocionado por fazer parte do avanço do voo espacial humano e ansioso para ir além da órbita da Terra.”
“É muito intenso – acho que fica um pouco mais fácil, mas ainda é extremamente intenso”, disse Musk. “Normalmente não consigo dormir na noite anterior ao lançamento e isso é verdade por agora.”
Musk também relatou que a SpaceX conseguiu reaproveitar o primeiro estágio, que pousou no droneship “Of Course I Still Love You” poucos minutos após o lançamento. Este estágio já foi utilizando anteriormente na missão Crew-1, em novembro de 2020.
Logo após esse lançamento, no dia 28 de abril, a cápsula Crew-1, da missão realizada em 2020, será desacoplada da ISS e voltará para a Terra. O retorno dessa cápsula depende diretamente do lançamento da missão Crew-2.

Os astronautas da Crew-1 da NASA Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, junto com o astronauta da JAXA Soichi Noguchi, vão retornar para a Terra no dia 28.
A próxima missão da SpaceX com tripulantes só será realizada em outubro deste ano. No entanto, outras missões de carga serão realizadas nos próximos meses com outra cápsula, a Dragon Cargo.