A NASA lançou com sucesso o rover Perseverance da missão Mars 2020. O lançamento aconteceu nessa quinta-feira (30), às 8:50 (horário de Brasília). O foguete Atlas V da ULA acendeu seus quatro boosters e seu motor central pontualmente no horário previsto e colocou no espaço o rover.
Cerca de uma hora após o lançamento houve a separação final que liberou o rover do último estágio do Atlas V.
Agora o rover inicia sua viagem de sete meses até o planeta vermelho, onde pousará na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021.
A central da de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, confirmou que recebeu sinal da sonda com o rover após a reparação.
Onward to Mars, together. #CountdownToMars pic.twitter.com/uDZHxq7gHX
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) July 30, 2020
“Isso significa que a rede espacial profunda do JPL travou na espaçonave, que está em sua jornada para Marte”, disse Omar Baez, gerente de lançamento do Programa de Serviços de Lançamento da NASA.
O Rover Perseverance será o mais tecnológico já enviado ao planeta vermelho. Com diversos equipamentos a missão do rover é tentar descobrir vidas microbianas antigas no solo marciano.

No entanto, outro experimento será feito, um pequeno helicóptero também foi enviado e ele tem a missão de provar se é possível ou não um voo em marte, para que assim em futuras missões usem drones para auxiliar nas pesquisas.
Contudo, para que tudo isso seja possível é necessário que o rover viagem em segurança até Marte e pouse em segurança, o que é uma tarefa complicada, visto que a atmosfera marciana é tênue e tudo precisa ser bem calculado.
Outras missões rumo ao Planeta Vermelho
Todavia, não é só o Perseverance que está indo para Marte, outras duas missões já estão a caminho do planeta, são elas a sonda árabe Hope, e o rover chinês Tianwen-1.