Northrop Grumman em desenvolvimento de interceptador de fase de planeio hipersônico para defesa dos EUA

Northrop Grumman em desenvolvimento de interceptador de fase de planeio hipersônico para defesa dos EUA

A Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA) firmou parceria com a Northrop Grumman para desenvolver o Glide Phase Interceptor (GPI), uma contramedida destinada a enfrentar ameaças de mísseis hipersônicos, que têm se destacado por suas capacidades militares transformadoras.

Entre as plataformas, destaca-se o veículo planador hipersônico, que utiliza um sistema de lançamento boost-glide. Impulsionado por um foguete até a borda do espaço, ele desliza de volta para a atmosfera em velocidades hipersônicas, seguindo uma trajetória não balística. Essa capacidade permite que o veículo voe em altitudes menores, tornando sua detecção e interceptação mais difícil, enquanto suas manobras durante o voo diminuem o tempo de reação das defesas aéreas.

PUBLICIDADE

A MDA lançou o programa GPI para combater ameaças que se movem a mais de cinco vezes a velocidade do som e podem manobrar de maneira imprevisível. Em junho de 2022, a Northrop Grumman e a RTX foram pré-selecionadas como fabricantes.

Com a seleção da Northrop Grumman, a empresa agora aprimorará o design do GPI, realizará testes de desempenho e experimentos de voo acelerado, utilizando práticas de engenharia digital para agilizar o desenvolvimento.

A concepção do sistema inclui recursos como tecnologia de busca melhorada, um motor de estágio superior re-ignitável e um modo de engajamento duplo. A arma será lançada a partir do Sistema de Lançamento Vertical (VLS) convencional dos contratorpedeiros Aegis da Marinha dos EUA e do sistema Aegis Ashore.

O Aegis Combat System constitui um sistema de armas navais integrado, projetado para rastrear e eliminar ameaças aéreas, como mísseis e aeronaves, utilizando tecnologia de radar e mísseis junto com computação avançada para a detecção e engajamento de múltiplos alvos ao mesmo tempo. A Northrop Grumman também colaborará com os Ministérios da Defesa dos EUA e do Japão no âmbito do Programa de Desenvolvimento Cooperativo do GPI para fornecer interceptadores à MDA.

Leia também: 
PUBLICIDADE
Sair da versão mobile