A Corrida Espacial foi um dos pontos marcantes da Guerra Fria, a busca pelo espaço naquela época era frenética. Mas poderia surgir uma Nova Corrida Espacial surgir?
A Amazon, do empresário Jeff Bezos, foi autorizada pela Comissão Federal de Comunicações a dar prosseguimento ao Projeto Kuiper, que visa lançar cerca de 3.236 satélites na baixa órbita terrestre para fornecer internet em nível global.
Após dada a autorização do FCC, a Amazon anunciou que “investirá mais de US $ 10 bilhões” no Projeto Kuiper, disse o site CNBC.

De acordo com o FCC a Amazon precisa lançar os 3.236 satélites até 2026, para que outros possam ser lançados.
O Projeto Kuiper é a resposta de Jeff Bezos ao Starlink, de Elon Musk. Ambos projetos tem a mesma finalidade, fornecer internet de alta velocidade em nível global, para isso é preciso lançar muito satélites.
A Starlink, tem a meta de lançar 12.000 satélites para a óbita baixa terrestre. Já a Amazon não deve ficar hoje disso para que consiga cumprir a meta. Atualmente já foram lançados ao espaço 540 starlinks.
“Concluímos que a concessão do aplicativo Kuiper aumentaria o interesse público ao autorizar um sistema projetado para aumentar a disponibilidade de serviços de banda larga de alta velocidade para consumidores, governo e empresas”, disse a secretária da FCC Marlene Dortch em seu pedido de autorização.
Como sabemos a Starlink, é do Elon Musk, o mesmo proprietário da SpaceX, que já lança os Starlinks em seus foguetes reutilizáveis Falcon 9.
Já Jeff Bezos, é proprietário da Blue Origin, que já está desenvolvendo seus foguetes, que também podem ser reutilizaveis.
Desvantagens dos Projetos:
Contudo, não são apenas boas notícias em relação aos dois projetos. Serão muito satélites lançados e isso a longo prazo pode atrapalhar outros lançamentos e ter a possibilidade de colisão entre satélites.
Entretanto, não é apenas isso que é preocupante, outro problema é discutido por vários astrônomos que alegam que a quantidade crescente de satélites atrapalha as visualizações dos observatórios terrestres e tais reclamações já estão acontecendo por causa dos Starlinks.
Demais projetos da Blue Origin:
A Blue Origin está atrasada em relação a SpaceX no âmbito de número foguetes já lançados.
Mas a empresa segue confiante em seus projetos espaciais, inclusive em caráter tripulado, é o caso da cápsula New Shepard projetada para voos suborbitais, que já foi enviada ao espaço.
Entretanto, faltam mais alguns testes para que comecem os voos tripuldos e a Blue Origin adentre nessa Nova Corrida Espacial.