A LATAM Brasil está se aproximando de receber o primeiro Airbus A321neo da frota tanto da filial brasileira como também de todo o grupo. Ainda não há uma estimativa de quando a aeronave deverá ser entregue, mas espera-se que ocorra ainda neste ano.
A aeronave na foto em questão é o futuro PS-LBB, ainda sob a matrícula de testes D-AVXP MSN 11531. O futuro novo avião da LATAM foi flagrado com os motores instalados, o que indica que deverá iniciar voos de teste em breve.
Incluindo o PS-LBB, outro A321neo que também irá operar na LATAM Brasil é o PS-LBG (MSN 11701), avião que está listado na linha de produção da Airbus, indicado que a empresa aérea terá à disposição dois modelos operacionais antes de 2024. Com a chegada do novo avião, a companhia brasileira vai iniciar uma série nova de matrículas utilizadas, PS-LB*.
Os Airbus A321neo da LATAM também irão operar os motores Pratt & Whitney PW1133G, fabricante que a companhia também usa para equipar seus A320neo.
O A321neo é o maior membro da Família A320neo da Airbus, que incorpora motores e sharklets de nova geração, proporcionando mais de 20 por cento de economia de combustível e CO₂, bem como a redução de ruído de 50 por cento.
No ano ado, Roberto Alvo, diretor-presidente da LATAM (CEO), anunciou que as primeiras unidades do A321neo chegariam em 2023 entre as filiais do Chile e Brasil. Além disso, o A321XLR, versão com alcance intercontinental, está cotado para chegar no grupo LATAM em 2025.