Novas imagens que estão circulando na internet, mostram o mais recente estado do Antonov An-225 ‘Mriya’ que já foi um dia o maior avião do mundo.
As fotos de autoria de Igor Lesiv, do portal aerovokzal.net, revelam que a Antonov retirou o restante das peças que ainda podem ser usadas no futuro, caso uma nova unidade do An-225 seja construída. O gigante cargueiro foi atingido por um bombardeio em fevereiro de 2022 no aeroporto de Gostomel, na Ucrânia, durante o conflito entre tropas ucranianas e russas.
Com as novas imagens feitas neste mês, é possível observar que a asa foi retirada, bem como os seis motores D-18T. Segundo informações da Avianews, a Antonov conseguiu recuperar três dos seis motores avariados, que deverão ser reados para outras unidades do An-124 da própria Antonov Airlines.
Além dos motores recuperados, a cauda da aeronave encontra-se preservada, ao contrário do nariz do avião, que ficou totalmente destruído em decorrência de um incêndio.

Já a parte central da fuselagem da aeronave, sofreu algumas avarias, sendo que boa parte ainda se encontra preservada, contudo, deve servi apenas para possíveis reposições de peças do futuro An-225.

Confira mais imagens abaixo:
Antonov An-225: a maior aeronave do mundo que foi destruída na guerra da Ucrânia
Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar e ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.
Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.
No início dos anos 2000, o An-225 ou por uma modernização, ando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então.

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares.
O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.
A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa). Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação clicando Aqui.
Leia também:
- Rede VOA apresenta plano de negócios do aeroporto de Bauru a empresários
- Avião cai em rodovia na Malásia matando 10 pessoas; veja o vídeo do momento
- GOL adesiva aeronave para promover o novo filme das Tartarugas Ninja
Com informações: Avianews