O 190F E-Freighter, jato de ageiros da Embraer convertido para cargueiro, foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave, que estreia publicamente nesta semana no Farnborough Airshow, foi desenvolvida para preencher uma lacuna no mercado de carga aérea e para substituir modelos mais antigos e menos eficientes.
O E-Freighter deverá receber a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e da istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) ainda este ano e a certificação do Sistema de Carregamento de Carga deverá acontecer logo em seguida.
O E190F, que realizou seu voo inaugural no início desse ano, é um jato de ageiros convertido para operações de carga, e será conhecido como E-Freighter. O jato foi lançado em 2022 para atender à crescente demanda do e-commerce e do comércio moderno, que requer entregas rápidas e operações descentralizadas, impulsionando a demanda por entregas mais ágeis de remessas para mercados secundários e terciários.
Os E-Jets convertidos em cargueiros terão capacidade de volume 40% maior, alcance três vezes maior dos cargueiros turboélices de grande porte e custos operacionais até 30% mais baixos do que os narrowbodies maiores. Se combinadas a capacidade sob o piso e o convés principal, a carga estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F.
Leia também:
- Com novidades no E175, Embraer apresenta atualizações dos jatos comerciais da família E2 e E-Jets
- Piloto de caça da Marinha dos EUA é a primeira mulher americana a derrubar uma aeronave
- Qatar Airways assina expansão de pedido de aeronaves Boeing 777-9 no Farnborough Airshow 2024
Via: Embraer