O novo terminal do Aeroporto de Florianópolis, operado pela Zurich Airport, foi inaugurado hoje (28/09) em uma cerimônia oficial que contou com a participação de diversas autoridades.
As operações no novo local serão iniciadas o mais breve possível, no dia 1º de outubro, desativando de vez a antiga estrutura já sobrecarregada e inadequada para os padrões atuais.
Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis contempla duas grandes infraestruturas: o novo terminal, com 49 mil metros quadrados, 4 vezes maior que o atual e capacidade para 8 milhões de ageiros por ano; e o Boulevard 14/32, a primeira grande praça de eventos, lazer e compras entre todos os aeroportos do Brasil.
O novo aeroporto de Florianópolis, cidade que é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros do país e hoje é um dos principais polos tecnológicos do Brasil, implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de agem, mas um lugar para se estar. Corroboram com esta premissa a própria construção do Boulevard 14/32 e do terraço panorâmico (estrutura que não existe em nenhum outro aeroporto do Brasil).
O grupo Zurich Airport ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis em março de 2017 para operá-lo por 30 anos. O grupo detém 100% da operação do aeroporto. Além de Florianópolis, a Zurich Airport adquiriu também a concessão dos aeroportos de Vitória e Macaé e tem 12,5% de participação na istração do BH Airport.
Mais detalhes do novo terminal:
- Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento de bagagens em relação ao terminal atual;
- Sistema BCBP para leitura digital de agens aéreas;
- Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;
- Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);
- Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),
- Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;
- 10 pontes de embarque ou fingers;
- 45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);
- 8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);
- 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6)
Conceito ecofriendly:
- – Reaproveitamento de água de chuva: Irrigação dos jardins e para serem utilizadas em descargas dos vasos sanitários e demais pontos que não necessitam de água potável;
- – Jardins internos: Microclima produzido pela vegetação contribui para a diminuição do gasto energético em climatização;
- – LED: Grande parte da iluminação será com lâmpadas LED, melhorando a eficiência energética e diminuindo a demanda;
- – Redução do uso de energia elétrica: O projeto utilizará vidros especiais para aproveitar a luz natural durante o dia e bloquear parte dos raios solares;
Voo inaugural
O novo aeroporto estará aberto para receber os ageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP).
A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.
O endereço do novo aeroporto é Rodovia o ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte.
A companhia também recomendou a todos os clientes que cheguem com antecedência ao novo terminal, para que possam se familiarizar com o ambiente e com as maiores dimensões das suas instalações.
A partir de terça-feira (1°/10), o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis entra em operação. O antigo terminal será desativado na segunda-feira (30/09).
Participação do Ministro da Infraestrutura
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da inauguração, ao lado do secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.
Fotos – Floripa Airport/Divulgação