Mais uma remessa de caças Saab F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já está a caminho do Brasil. As duas aeronaves deixaram a Suécia a bordo de um navio holandês no início da semana, e devem chegar ao país em meados de dezembro.
Os caças de matrícula FAB 4107 e 4108 são, respectivamente, a oitava e nona unidades de 40 aeronaves (36 do pedido original mais quatro adicionais) adquiridas pela força aérea. Conforme o site de rastreamento marítimo MarineTraffic, o navio de carga Florijngracht deixou o porto de Norrköping na última segunda-feira (20). A previsão é que o navio chegue ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 12 de dezembro.
Como explicado anteriormente, a logística deve seguir o mesmo padrão das últimas operações. Os aviões serão desembarcados no porto do litoral norte catarinense e de lá serão rebocados – à noite – até o Aeroporto Vitor Konder, distante cerca de 2 quilômetros do terminal portuário. Já no aeródromo, os aviões recebem seus assentos ejetáveis e am por testes em solo antes da decolagem com destino à Base Aérea de Anápolis (GO).

Conforme o portal Aviação em Floripa, a FAB deve receber mais duas remessas de F-39E por via marítima. Quinze aeronaves serão produzidas no Brasil na linha de montagem instalada na Embraer.
Ainda não se sabe se os oito F-39F de dois assentos, adquiridos exclusivamente pela FAB, serão trazidos ao país por via marítima. Também não se sabe se os F-39 que já estão a caminho receberam as modificações aerodinâmicas que melhoram a performance de voo do Gripen.
Ao todo, sete Gripens já estão no Brasil. A primeira aeronave, o F-39 4100, chegou ao país em 2020 e é usada para testes e desenvolvimento, como na campanha de ensaios de clima quente. Os demais aviões (4101, 02, 03, 04, 05 e 06) foram todos entregues entre abril de 2022 e maio de 2023 e operam com o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, em Anápolis.
O contrato assinado entre Brasil e Suécia em 2014 também contempla a produção do F-39 na Embraer, como parte do acordo de transferência de tecnologia. Além das peças fabricadas no país, a Saab já enviou um kit de componentes incluindo partes das asas, fuselagem e ferramental para montagem do avião. A linha de montagem foi inaugurada em maio deste ano.
Conforme o último cronograma divulgado pela Aeronáutica, as aeronaves devem ser todas entregues até 2027.