Na última terça-feira (14), os dois primeiros Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Kuwait (KAF) pousaram na sua nova sede, a Base Aérea de Ali Al Salem. Os caças, ambos de dois assentos, são os primeiros de um pedido de 28 a chegarem ao país.
As aeronaves foram recebidas com o tradicional batismo d’água além de autoridades do Governo Kuwaitiano e oficiais da KAF. O voo de traslado da Itália para o Oriente Médio contou com o apoio de dois aviões-tanque KC-767 da Força Aérea Italiana.
برعاية وحضور سعادة رئيس الأركان العامة للجيش و سعادة وكيل وزارة الدفاع بالندب و سعادة السفير الإيطالي لدى البلاد ، اقيم مساء اليوم حفل استقبال وصول الدفعة الأولى من طائرات اليوروفايتر تايفون إلى أرض الوطن.
المزيد : https://t.co/Z52REwS2fS pic.twitter.com/JmNLqOjREC
— KUWAIT ARMY – الجيش الكويتي (@KuwaitArmyGHQ) December 14, 2021
“Os Eurofighter Typhoon que desenvolvemos para a Força Aérea do Kuwait são os mais avançados de todo história do programa europeu. Forneceremos ao país uma defesa aérea de impressionante capacidade”, disse Alessandro Profumo, CEO da Leonardo.
“Em cooperação com a Força Aérea Italiana, treinamos seus pilotos em nossos centros de treinamento na Itália, e construímos infraestruturas de ponta para apoiar e manter uma frota de 28 aeronaves. Os marcos que celebramos hoje são o resultado da cooperação efetiva entre os dois países, em que Instituições, Forças Armadas e Indústria trabalharam juntas em sinergia”.

Em 2016, o Governo do Kuwait assinou com a Leonardo (na época Finmeccanica) a compra de 28 caças Typhoon (22 monoposto e seis biposto) por 8.7 bilhões de euros. O cronograma original ditava que as entregas começariam em 2019, mas o programa sofreu atrasos.
De qualquer forma, a KAF recebeu os Typhoons mais modernos existentes. As aeronaves estão no padrão P3Eb e receberam o radar Captor-E de varredura eletrônica ativa (AESA) e outras atualizações que os demais operadores devem receber no futuro. A chegada dos primeiros caças ocorre uma semana depois que os aviões foram entregues na Itália.
“Uma excelente operação para a Itália, é a demonstração do sucesso dos produtos da indústria nacional no exterior e representa um o importante para a consolidação da posição da indústria italiana no mundo. A defesa é um estímulo ao desenvolvimento de produtos inovadores e cada vez mais avançados tecnologicamente”, disse o Ministro da defesa italiano, Lorenzo Guerini.

A compra dos Typhoons é parte de uma grande renovação da aviação de caça kuwaitiana. Além dos jatos europeus, o Kuwait também adquiriu outros 28 F/A-18E/F Super Hornet, por cerca de US$ 10 bilhões. A Força Aérea do Kuwait opera 34 caças F/A-18C/D Hornet na base Ahmad al-Jaber, no sul do país. Em novembro, o Comandante da Força Aérea Real da Malásia (RMAF) confirmou que o país tem interesse em adquirir caças F/A-18D Hornet usados pela KAF.
O programa Eurofighter é istrado pelo consórcio Eurofighter GmbH, uma empresa com sede em Munique, Alemanha, de propriedade da Leonardo, BAE Systems e Airbus Defense & Space para a Alemanha e Espanha.
Do lado governamental, o programa é gerido pela OTAN Eurofighter & Tornado Management Agency (NETMA), que foi criada para atender às necessidades de aquisição das forças aéreas dos quatro países participantes: Itália, Reino Unido, Alemanha e Espanha.

Além dos quatro países parceiros, que já encomendaram 510 Typhoons, clientes internacionais agora incluem Arábia Saudita (72 aeronaves), Áustria (15), Omã (12), Kuwait (28) e Catar (24), totalizando 661 aeronaves encomendadas.