Novos F-15 dos EUA entram em serviço e são oficialmente apresentados ao público

Guarda Aérea do Oregon, unidade da reserva da Força Aérea Americana, recebeu os dois primeiros F-15EX Eagle II. Foto: USAF/Divulgação.

Os dos primeiros F-15EX Eagle II foram introduzidos ao serviço com a Guarda Aérea Nacional do Oregon, um braço da reserva da Força Aérea Americana (USAF). Os aviões – da nova geração do lendário caça dos Estados Unidos – foram oficialmente apresentados em uma cerimônia na sexta-feira (12). 

PUBLICIDADE

O evento na base aérea de Portland marcou o início de uma nova era para a 142 Ala de Caça, que está se despedindo dos F-15C/D Eagle. Os veteranos aviões, que por décadas foram responsáveis pela defesa aérea dos EUA, agora dão lugar a uma plataforma mais moderna, potente e capaz.

Esta também foi a primeira vez que uma unidade da reserva recebeu um avião novo antes da ativa da Força Aérea.

O Ajudante Geral da Guarda Nacional do Oregon, Brigadeiro  Alan Gronewold, celebrou a chegada dos novos F-15EX, os primeiros de 18 que serão entregues à 142ª Ala. 

“O F-15EX representa um salto significativo na modernização da 142ª Ala – aprimorando nossa prontidão operacional e eficácia, para proteger melhor nossos céus e comunidades”, disse. Ele também oferece uma oportunidade incrível para nossos aviadores treinarem em um dos jatos de combate mais significativos do arsenal dos EUA, garantindo integração perfeita com unidades de serviço ativo e promovendo maior interoperabilidade dentro da Força Aérea dos Estados Unidos.”

Presente na cerimônia, a governadora do Oregon, Tina Kotek, também conheceu de perto os novos caças da Força Aérea Americana. “Este é um dia especial. O Oregon valoriza as contribuições excepcionais dos membros do serviço da Guarda Nacional, não apenas para o nosso estado, mas para a nossa nação”.

A Guarda Aérea do Oregon já uma tradicional operadora do F-15. O modelo da McDonnell Douglas – conhecido por ter 104 abates de jamais ter sido derrubado por outro avião em combate – está em serviço com a Guarda desde 1989, quando substituiu o F-4 Phantom II na defesa aérea nacional. Embora ainda bastante potentes, os F-15 Eagle já apresentam os sinais da idade há algum tempo e já estão em fase de aposentadoria pelos militares dos EUA. 

PUBLICIDADE
Fabricados pela Boeing, novos F-15 marcam nova era na defesa aérea dos Estados Unidos. USAF/Divulgação.
Fabricados pela Boeing, novos F-15 marcam nova era na defesa aérea dos Estados Unidos. USAF/Divulgação.

Embora visualmente parecidos, os Boeing F-15EX são aviões que incorporam motores mais potentes, materiais mais leves, controles de voo refinados e sistemas d’armas do estado da arte. A aeronave pode carregar 12 mísseis ar-ar, quatro a mais que a versão antiga e tem a bordo o computador de missão mais rápido do mundo. Além disso, os dois pilotos usam uma panorâmico sensível ao toque, similar ao encontrado no F-35 de quinta geração e o F-39 Gripen brasileiro. 

A Força Aérea dos EUA encomendou 144 aviões mas reduziu o pedido para 80 aeronaves, aumentando novamente para 104 caças em novembro de 2023. Além dos Estados Unidos, Israel e Indonésia também querem comprar o F-15EX. 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, Estados Unidos, F-15EX, USAF