Para tratar da questão urgente da mudança climática, o Ministério do Clima e do Meio Ambiente da Suécia, o Ministério da Ciência da Colômbia, a Saab, a Universidade EAFIT da Colômbia e o Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia apresentam um novo projeto de VANT de Combate à Mudança Climática (C-3), que visa facilitar a pesquisa climática.
Um projeto bem-sucedido de colaboração entre a Universidade EAFIT, na Colômbia, o Instituto Real de Tecnologia KTH, na Suécia, e a Saab resultou em um novo veículo aéreo não tripulado (VANT) capaz de coletar dados para o monitoramento do clima. O projeto foi lançado oficialmente no âmbito da COP16, por Romina Pourmokhtari, Ministra do Clima e do Meio Ambiente da Suécia, Yesenia Olaya, Ministra da Ciência da Colômbia, Eva Axelsson, Chefe do Grupo de Sustentabilidade da Saab, e Olga Lucía Quintero, supervisora acadêmica do projeto pela EAFIT.
O veículo aéreo não tripulado será equipado com sensores especializados e será implantado para medir as concentrações de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, bem como outros poluentes e aerossóis na atmosfera. Além disso, o VANT pode ser utilizado para avaliar a saúde da floresta amazônica, terras agrícolas e outros ecossistemas, detectando quaisquer alterações nos padrões de vegetação e nas condições do solo.
Ao correlacionar essas medições com imagens de solo obtidas pela aeronave, a missão busca complementar os dados de satélite existentes. O objetivo final é aplicar as concentrações medidas em modelos de previsão matemáticos e baseados em IA de larga escala, que podem ajudar a entender e gerenciar melhor as complexidades do nosso sistema climático global.
Contribuir para a mitigação da mudança climática é uma das prioridades do governo do Presidente Petro e, com o projeto anunciado hoje, avançamos em direção a essa meta de grande importância para todos. O monitoramento da biodiversidade e da mudança climática nos ajudará a antecipar e encontrar soluções de ciência, tecnologia e inovação para os desafios que isso representa”, diz Yesenia Olaya, Ministra da Ciência da Colômbia.