No último sábado (16), um trágico acidente envolvendo um Embraer EMB-110 Bandeirante da Manaus Aerotáxi ocorreu no momento em que a aeronave tentava realizar um pouso no aeroporto de Barcelos (AM), cerca de 400 km de Manaus, vitimando todos os 14 ocupantes. O acidente é considerado o maior no Brasil desde 2011.
Sabe-se até agora é que no momento do acidente, chovia bastante na região. O avião registrado sob a matrícula PT-SOG estava com a documentação em dia e apta para voar. O voo fretado decolou do aeroporto de Manaus por volta do meio-dia do sábado e tinha como objetivo levar praticantes de pesca esportiva em uma competição na cidade de Barcelos.
Vídeos e fotos que estão circulando nas redes sociais mostram o momento em que uma das vítimas se prepara para embarcar no avião, é possível notar a euforia e descontração por parte dos ageiros horas antes do acidente sem sobreviventes.
Vídeo que mostra os últimos momentos dos ageiros e da tripulação minutos antes da decolagem em Manaus, que resultou na queda de um avião na cidade de Barcelos, no Amazonas, na tarde de sábado (16). pic.twitter.com/vXioWlMGXL
— NBN Paraíba (@NBNBrasil) September 17, 2023
O avião saiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino a Barcelos e tinha 12 ageiros e 2 tripulantes.
O avião de pequeno porte que caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, estava carregado com itens de pesca esportiva. #Amazonas #Desastreaéreohttps://t.co/X5PHAH52OP pic.twitter.com/uVMBuke6m3
PUBLICIDADE — 🇧🇷 InfoFlashBr (@infoflashbr) September 17, 2023
Segundo informações do Portal O Tempo, o acidente está sendo investigado em conjunto pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) para saber as causas do acidente.

Pertencente à empresa Manaus Aerotáxi, o Embraer EMB PT-SOG 110 Bandeirante é um avião turboélice bimotor com capacidade para transportar até 18 ageiros. A aeronave pode atingir a velocidade máxima de 340 km/h e possui uma autonomia de até 1.700 km.

O Aeroporto de Barcelos concluiu no início do ano ado uma obra de modernização na sua estrutura com um novo terminal, dobrando de tamanho em relação à estrutura anterior. A área total do terminal saiu de pouco mais de 200 m² para quase 400 m², visando mais segurança e conforto aos ageiros.
A FAB prestou o apoio ao enviar um avião CASA -C295, o avião multimissão serviu também para transportar peritos, policiais e bombeiros para o resgate dos corpos.
Segundo a lista de ageiros fornecido pela Manaus Aerotáxi, estavam no avião: Euri Paulo dos Santos, Fabio Campos Assis, Fabio Ribeiro, Gilcresio Salvador Medeiros, Guilherme Boaventura Rabelo, Hamilton Alves Reis, Heudes Freitas, Luiz Carlos Cavalcante Garcia, Marcos de Castro Zica Renato Souza de Assis, Roland Montenegro Costa, Witter Ferreira de Faria. Por parte da tripulação, estavam o piloto Leandro Costa Souza e o co-piloto Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior.
Leia também:
- Espanha aprova compra de novo lote de Eurofighter Typhoon e C295
- Avião da GOL recebe pintura especial em prol da sustentabilidade
- Aeroporto de Viracopos inicia campanha sobre Semana do Trânsito
Com informações: O Tempo