A Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN concluiu a primeira fase dos testes de reabastecimento em voo (REVO) entre o A330 MRTT, caças JAS-39 Gripen e aviões-radar E-3 Sentry.
A campanha de ensaios foi liderada pela Organização de Testes da Força Aérea Holandesa, ao lado da Força Aérea Sueca e da própria OTAN, que forneceram os Gripens e o E-3 AWACS, respectivamente. A Força Aérea dos EUA também apoiou a campanha, fornecendo pilotos de testes para o E-3.
Os testes com os Gripen suecos foram concluídos ainda em outubro, após uma série de voos sobre o Mar Báltico com um A330 MRTT e jatos JAS-39C/D. A aprovação final para os caças fabricados pela Saab está prevista para 2023.
In a test campaign, the @A330_MMU 🇧🇪🇨🇿🇩🇪🇱🇺🇳🇱🇳🇴 is conducting Air-to air refueling missions with #NATO Partner @Forsvarsmakten 🇸🇪 Gripens
The A330 is also testing the critical capability of Air-to-air refueling with the @NATOAWACS, extending its mission reach#Strongertogether pic.twitter.com/1J3AmXPL66
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) November 22, 2022
Segundo o Comando Aéreo Aliado, os testes de voo fornecerão as autorizações técnicas e operacionais para certificar o AWACS da OTAN para executar missões de reabastecimento aéreo com uma aeronave da MMF.
“Este é um marco importante para a Aliança e um grande esforço de colaboração entre muitas organizações. Pela primeira vez, tanto o receptor quanto o reabastecedor são ativos de propriedade da OTAN”, disse Jan Der Kinderen, gerente do sistema MMF, coordenado pela Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA).

“Assim que obtivermos a certificação, o MRTT poderá realizar operações de reabastecimento aéreo com o AWACS, ampliando o alcance das missões “NATO’s Eyes in the Sky”.
A primeira fase dos testes envolve conexões secas e transferências de combustível dos A330 MRTT para os E-3 Sentry, buscando obter todos os cerificados necessários. Com a conclusão dos ensaios, os aviões-radar da OTAN serão as primeiras aeronaves pesadas certificadas para operações de REVO com os meios da MMF.

O REVO é uma capacidade crítica para as forças da OTAN em operações que requerem missões de longo alcance. A capacidade básica de combustível de 111 toneladas do MRTT permite que a aeronave se destaque em missões de reabastecimento em voo, eliminando a necessidade de aviões-tanque adicionais.
Após a conclusão bem-sucedida dos testes e uma vez recebida a certificação das respectivas Autoridades de Aeronavegabilidade Militar, a frota MMF será capaz de reabastecer tanto os AWACS E-3A da OTAN quanto os E-3G da USAF, aumentando assim a capacidade operacional geral da aliança.