Meses atrás citamos que o Paquistão firmou um acordo com a China para adquirir 36 caças do modelo J-10C Vigorous Dragon, de fabricação chinesa pela empresa Chengdu Aerospace.
De acordo com informações da mídia chinesa, a fabricante está se aproximando da entrega de 25 unidades do J-10C para o Paquistão. Essa será a primeira exportação em massa de material militar da China para o Paquistão, marcando os recentes acordos entre os dois países.
J-10C/ 4.5+ Generation fighter jet of Pakistan Air Force 🐲🇵🇰
This picture has been taken in China before delivery to Pakistan Air Force. pic.twitter.com/v0vbspACUH
— ENTEI (@ZEUS_PSF) February 20, 2022
A entrega está suspensa por enquanto, devido ao treinamento de pilotos para o J-10C que ainda não foi finalizado. Contudo, as aeronaves deverão chegar no Paquistão entre Fevereiro e Março, informou o Financial Times.
O J-10 é equipado com um motor Lyulka Saturn AL-31FN de origem russa, um radar AESA, controles fly-by-wire. Para substituir os AL-31, a China desenvolveu o motor WS-10, que também está equipando o J-20 de quinta geração. Imagens confirmam que os J-10C da Força Aérea Paquistanesa estão usando o WS-10 chinês.
O delta-canard também possui 11 pontos duros para carregar mísseis ar-ar como o PL-8, SD-10, PL-10, PL-15, mísseis ar-solo, bombas guiadas ou convencionais e foguetes.

A Força Aérea Paquistanesa opera cerca de 75 aeronaves F-16A/B/C/D Fighting Falcon de origem norte-americana. O país, que tem um extenso atrito com a Índia, também desenvolveu o JF-17 com a China, que negocia a venda do modelo com a Argentina.
Além dos F-16, o Paquistão também opera cerca de 87 Dassault Mirage III e 71 Mirage 5, todos modernizados.
Texto por: Gabriel Centeno e Pedro Viana/Aeroflap