Um caça stealth F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) está realizando testes a bordo do porta-aviões japonês JS Izumo (DDH-183). Os ensaios começaram no dia 03 de outubro e deverão se estender até quinta-feira (07).
O teste conjunto entre Japão e Estados Unidos marca a primeira vez que uma embarcação da Marinha Japonesa opera com aeronaves de asa fixa desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O Izumo foi construído originalmente como um porta-helicópteros, mas recebeu modificações que permitem a operação de caças F-35B, de pouso e decolagem curta/vertical.
A belonave deve receber ainda mais modificações, incluindo no convés que deverá ser estendido, similar aos mesmos encontrados nos navios de assalto anfíbio da Marinha dos EUA. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 2026, tornando o Izumo um completo porta-aviões. A partir do mesmo ano o JS Kaga (DDH-184), navio-irmão do Izumo, deverá receber as mesmas modificações.
Oct 3rd, #JMSDF conducted verification of takeoff and landing of #F-35B on #JS Izumo with the assistance of the U.S. MOD will continue to strengthen #Japan-U.S. Alliance.#interoperability pic.twitter.com/viZG8UQA2D
— Japan Ministry of Defense/Self-Defense Forces (@ModJapan_en) October 5, 2021
O F-35B usado nos testes pertence ao Esquadrão de Caça e Ataque dos Fuzileiros (VMFA) 242 Bats. A unidade, antigamente designada VMA(AW)-242, começou a transição para operar o F-35B em outubro de 2020, tendo atingido a Capacidade Operacional inicial (IOC) no mês ado. Antes de receber os caças stealth, o esquadrão operava com os F/A-18 Hornet. Os Bats tem como sede a Estação Aeronaval de Fuzileiros (MCAS) Iwakuni, localizada na Prefeitura de Yamaguchi. O Izumo foi deslocado para lá para a realização dos testes.
Nos próximos anos, a Marinha de Autodefesa do Japão (JMSDF) deverá realizar suas próprias operações embarcadas. Tóquio planeja adquirir um total de 147 caças F-35, sendo 42 da variante F-35B e 105 da variante F-35A, de pouso e decolagem convencional.
10月3日、護衛艦「#いずも」は、米海兵隊F-35B戦闘機の発着艦検証作業を実施しました。海上自衛隊は、STOVL機の運用能力獲得に向け、「いずも」型護衛艦の改修を確実に実施し、海空領域における能力向上を図っています。#F35B #初の離着艦 #日米同盟 #即応 pic.twitter.com/o9PRlyRQqj
— 海上自衛隊 自衛艦隊(公式) (@JMSDF_SDF) October 5, 2021
Os testes são considerados similares aos realizados a bordo do porta-aviões italiano Cavour e o britânico HMS Queen Elizabeth. O retorno das operações embarcadas da Marinha Japonesa já era aguardado, especialmente com a crescente ameaça da China ‘no seu quintal’. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as forças armadas do Japão foram designadas como Forças de Autodefesa, o que excluía a possibilidade de se ter um porta-aviões, uma arma de ataque e projeção de poder.