A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) perdeu um de seus caças F-16 Fighting Falcon na manhã desta segunda-feira (11), em um acidente no Mar Amarelo, na costa da Coreia do Sul. O piloto, único tripulante do avião, ejetou e foi resgatado em seguida.
O acidente ocorreu durante um treinamento de rotina, após a decolagem da Base Aérea de Kunsan, distante 180 km da capital Seul. Segundo a USAF, houve uma “emergência em voo”, forçando o piloto a abandonar o avião.
Depois de ejetar, o piloto foi recuperado por equipes de salvamento, consciente e em boas condições, sendo encaminhado ao hospital em seguida. Em comunicado, a 8ª Ala da USAF confirmou que o aviador a bem.
As causas da queda do caça já estão sendo apuradas por investigadores.
Este é o segundo acidente envolvendo um avião dos Estados Unidos no exterior. Recentemente oito militares morreram na queda de um V-22 Osprey no Japão, levando ao aterramento completo da frota.
A base de Kunsan é uma das principais instalações dos militares dos EUA na Coreia do Sul. Localizada no oeste do país, a base é sede para dois esquadrões de F-16 da USAF, um esquadrão de caças F-16 sul-coreanos e um batalhão de artilharia antiaérea do Exército dos EUA.
Com informações de Reuters, Associated Press
Leia mais: