A Polônia assinou nesta terça-feira (13) a carta do governo dos Estados Unidos para compra de 96 helicópteros de ataque AH-64 Apache Guardian. Avaliada em US$ 12 bilhões, a compra torna o país o 19º operador do helicóptero fabricado pela Boeing.
A aquisição vem dias depois que os poloneses am dois acordos de compensação, antecipando a final da Carta de Oferta e Aceitação (LOA), celebrada hoje. O negócio também acompanha uma série de investimentos da Polônia em suas forças armadas, uma resposta à mudança no cenário da segurança geopolítica com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
“Estamos honrados que o Governo da Polônia tenha depositado sua confiança em nós”, disse Vince Logsdon, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing Defense, Space & Security. “Os helicópteros AH-64E Apache fortalecerão a capacidade operacional e a interoperabilidade da Polônia com os EUA, a OTAN e nações aliadas. Estamos ansiosos para entregar essa capacidade inigualável.”
Especificamente, a compra dos novos helicópteros Apache é parte do Programa Kruk (corvo em polonês), que buscou um substituto para os antigos Mil Mi-24 Hind, de origem soviética. O Governo da Polônia selecionou o AH-64E Apache para a nova frota de helicópteros de ataque das Forças Armadas Polonesas em setembro de 2022.

O acordo de compensação com a Boeing inclui manutenção e e da frota de helicópteros Apache das Forças Armadas Polonesas pela indústria de defesa polonesa, juntamente com o estabelecimento de programas de treinamento e e ao desenvolvimento de um laboratório composto.
“O compromisso da Polônia em adquirir 96 aeronaves representa o maior pedido de FMS [venda militares estrangeiras] na história da divisão Vertical Lift da Boeing e não apenas fará da Polônia nosso 19º cliente global da Apache, mas também a maior operadora fora dos Estados Unidos”, disse Kathleen Jolivette, vice-presidente e gerente geral da Vertical Lift.
O AH-64 é um dos mais reconhecidos helicópteros de ataque, operado por 17 nações incluindo Reino Unido, Egito, Grécia, Taiwan e Israel. A aeronave atinge os 290 km/h e pode carregar mísseis ar-ar, ar-solo e um canhão automático de 30mm.
Já o AH-64E Apache Guardian é a variante mais moderna da aeronave. O AH-64E apresenta uma série de melhorias, como motores mais potentes, modernização nos sensores, sistemas de navegação e comunicação, novas pás de rotor com material composto, projetadas para resistir a ataques de canhões antiaéreos de 23 mm, entre outros. Atualmente, há mais de 1.290 Apaches operando no mundo todo, com e de sustentação e treinamento fornecido pela Boeing Global Services.