A Ucrânia poderá receber um total de 70 caças a partir de países que são aliados da OTAN, através de um financiamento realizado pela União Europeia. Contudo, até o momento só há uma confirmação sobre essa informação.
Pilotos da Ucrânia já foram deslocados para a Polônia, de acordo com o site estrangeiro POLITICO, com finalidade de trasladar as primeiras seis unidades. No momento somente 20 aviões de combate serão alocados, os outros 50 dependem de negociações adicionais com a OTAN e União Europeia.
Misha Komadavsky, que é correspondente da Casa Branca, declarou em seu Twitter que os caças serão comprados a partir da Bulgária, Polônia e Eslováquia, que ainda utilizam aeronaves soviéticas para ataque, do mesmo modelo dos caças utilizados pela Ucrânia.
‼️#Ukraine will receive 70 more aircraft from NATO and the EU countries, says to the Ukrainian parliament.
Su-25, Mig-29 from Poland, Bulgaria, and Slovakia.
— Misha Komadovsky (@komadovsky) February 28, 2022
Contudo, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Eslováquia disse ao site Newsweek na manhã desta terça-feira (1º/03): “A Eslováquia não fornecerá caças para a Ucrânia”. A Bulgária também rejeitou enviar caças MiG-29 para a Ucrânia.
“Atualmente, temos poucos aviões voando e eles não podem ser entregues em outro país”, disse o primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov. A Polônia por enquanto está fornecendo informações ambíguas sobre essa situação, enquanto fontes apontam que pilotos ucranianos já estão no país vizinho para buscar os primeiros caças.

Vários países, incluindo até mesmo os não-europeus como o Canadá e Austrália, anunciaram pacotes com doações de equipamentos para a Ucrânia. A Polônia anunciou separadamente no domingo (27) a doação de mísseis ar-ar para uso em caças MiG-29 da Ucrânia. A carga já foi transferida em aviões IL-76 ucranianos.
Ainda não há um consenso se os caças serão doados ou vendidos em financiamento para a Ucrânia, visto que Josep Borell, chefe de segurança da União Europeia, forneceu as duas informações em dias diferentes.
Antes do início da guerra na última quinta-feira, a frota da Força Aérea da Ucrânia era composta por 51 caças MiG-29, 32 Sukhoi Su-27 Flanker e 17 Su-25 Frogfoot, incluindo nesta soma as variantes de treinamento. Pelo menos dois Su-25 já foram confirmados como abatidos através de imagens, além de um número ainda desconhecido de Su-27 e MiG-29.
A foto acima mostra caças MiG-29 danificados em solo durante um ataque russo, porém, não é possível afirmar sobre o estado das aeronaves. A Ucrânia tem vários caças em solo e utilizados somente para fornecer peças aos aviões em atividade, ou seja, estão totalmente desativados há anos.
Nota do editor: A Polônia decidiu horas depois não enviar aviões de combate para a Ucrânia, sejam financiados ou doados. Confira mais Clicando Aqui.