Com o agravamento do conflito entre Israel e Hezbollah no Oriente Médio, a United Airlines e a Delta Air Lines optaram por suspender temporariamente os voos para Tel Aviv. As duas companhias aéreas tinham recentemente retomado os voos para Israel, após meses de interrupção devido aos recentes conflitos locais.
A recente tensão na região, intensificada pelo conflito Israel-Hezbollah, está cada vez mais afetando as operações aéreas. A United Airlines, que voa diariamente para Tel Aviv a partir de Newark, afirmou por e-mail ao USA TODAY:
“Começando com o voo desta noite de Newark Liberty para Tel Aviv, estamos suspendendo por razões de segurança nosso serviço diário de Tel Aviv enquanto avaliamos nossos próximos os. Continuamos monitorando de perto a situação e tomaremos decisões sobre a retomada do serviço com foco na segurança de nossos clientes e tripulações.”
Da mesma forma, a Delta Air Lines suspendeu temporariamente seu voo de Tel Aviv a partir de Nova York JFK, com a suspensão prevista até 2 de agosto. A companhia afirmou:
“Os voos da Delta entre Nova York-JFK e Tel Aviv serão pausados até sexta-feira, 2 de agosto, devido ao conflito em andamento na região. As vendas de voos para DL234 em 31 de julho e 1º de agosto, e DL235 em 1º de agosto e 2 de agosto estão suspensas. Os clientes afetados pela mudança de horário receberão notificações pelo aplicativo Fly Delta e informações de contato listadas em sua reserva.”
No ano ado, quando o conflito entre Israel e Palestina ameaçou a paz na região e as operações aéreas, as duas companhias aéreas suspenderam voos de Tel Aviv. As três grandes transportadoras dos EUA saíram de Israel, mas a Delta e a United voltaram há pouco tempo.
As operações de voo em Beirute também foram afetadas pelo atual conflito entre Israel e Líbano. O Lufthansa Group foi o primeiro a suspender voos para Beirute até 5 de agosto. Em seguida, Turkish Airlines, Air , Transavia e Royal Jordanian Airlines tomaram a mesma decisão.
As companhias aéreas Aegean Airlines e Condor também se juntaram à lista crescente de voos suspensos para Beirute.
A Aegean informou que está “constantemente avaliando os desenvolvimentos seguindo as instruções das autoridades competentes”, enquanto que a transportadora alemã Condor, que realiza voos semanais para a capital libanesa com um Airbus A320 de 180 lugares partindo de Düsseldorf, interrompeu também a rota até segunda ordem.
Leia também: