Na última semana, uma foto viralizou nas redes sociais após um ageiro observar e questionar o uso de fitas na asa de um avião, o episódio aconteceu em um Boeing 787-9 Dreamliner.
Fora das redes sociais, há um amplo debate envolvendo operadores aéreos e reguladoras, visando diminuir a preocupação dos ageiros nesses casos, principalmente pelo teor de que a aeronave esteja voando com algum dano estrutural grave.
Tanto a FAA, EASA, Boeing e Airbus já comentaram sobre o assunto, e todas as empresas afirmam que o uso dessas fitas e de asas descascadas não afetam a segurança.
Tanto o Boeing 787 e o Airbus A350 recentemente aram por problemas envolvendo o descascamento de pintura, situação que, a depender do local, pode ser reparado com o uso da Speed Tape até que o avião fique em uma base que possa realizar manutenções mais profundas e adequadas.
Diante da grande repercussão sobre o uso de fitas na asa de um avião, muitas pessoas apontaram que o uso de fitas seria uma maneira da companhia aérea “economizar, visando o lucro antes da segurança”, afirmação que pode ser equivocada, pelo fato de tal fita ser exatamente feita para o uso em aeronaves, conforme explicaremos a seguir.
Speed tape: a famosa fita utilizada nas asas dos aviões que pode causar desconfiança nos ageiros

Utilizada para pequenos reparos em fuselagens de aeronaves e carros automobilísticos, a Speed Tape é uma fita de alumínio bastante resistente para reparos temporários. Na aviação, é bastante comum o aparecimento de pequenas panes nas aeronaves, o que necessariamente não quer dizer que tais panes possam inviabilizar o uso dessas aeronaves, claro, tal decisão requer uma detalhada e responsável avaliação da equipe de mecânicos. Essas panes podem ocorrer na estrutura ou até mesmo nos sistemas eletrônicos de um avião, mas calma! Não quer dizer que o avião não esteja impedido de voar.
No caso do Speed Tape, que na maioria das vezes é confundida por uma simples ‘fita adesiva’, ela consegue resistir à água, fogo, solventes, grandes velocidades, incluindo a capacidade de refletir o calor e a luz UV, ideal para tapar rachaduras por meio de selagens, remendos em componentes não críticos, inclusive, é bastante utilizada para remendos na fuselagem de aeronaves de guerra quando são atingidas por tiros.
Como mencionado anteriormente, o uso do speed tape requer a autorização por equipes de mecânicos e engenheiros após uma profunda avaliação para a execução dos, sendo que o uso inadequado pode acarretar pesadas multas para os operadores.