O navio-capitânia da Frota da Marinha Real, HMS Queen Elizabeth, chegou a Glen Mallan, na Escócia, como parte dos preparativos finais antes de seu primeiro desdobramento operacional.
Navegando ao longo do Firth of Clyde, o porta-aviões de 65.000 toneladas ou as últimas duas semanas no mar testando e testando seu equipamento mais recente, antes de atracar no novo Cais de Munição do Norte para um carregamento de rotina de suprimentos operacionais.
O HMS Queen Elizabeth é o primeiro da frota da Marinha Real a visitar a nova instalação de £ 64 milhões, construída pela Organização de Infraestrutura de Defesa (DIO).

Operado por Equipamentos de Defesa e Apoio (DE&S) por meio de Munições de Defesa, o Cais de Munições do Norte é projetado especificamente para apoiar a frota de superfície, permitindo que continuem entrando e atracando em Glen Mallan.
O secretário de Defesa, Ben Wallace, disse: “O HMS Queen Elizabeth tem uma afiliação muito orgulhosa à Escócia e é apropriado que ela retorne antes de seu primeiro desdobramento operacional no final deste ano.
“O investimento de £ 64 milhões no novo Northern Ammunition Jetty reafirma nosso compromisso em apoiar nossas principais capacidades e propriedades de defesa em todos os cantos do Reino Unido.”

Esta é a primeira vez que o HMS Queen Elizabeth visita o oeste da Escócia, depois que ela inicialmente se tornou uma visão familiar no rio Forth, onde foi reunida.
O capitão Angus Essenhigh, oficial comandante do HMS Queen Elizabeth, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos da estreita ligação que nosso navio tem com a Escócia, especialmente com nossa cidade afiliada de Edimburgo.
“O HMS Queen Elizabeth incorpora o melhor da engenharia e artesanato britânicos, incluindo a construção naval escocesa, e é um privilégio retornar à sua cidade natal, a Escócia.”
Fonte: Royal Navy