Decolou na tarde de hoje (15) de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, o primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa. Ainda com o registro de testes PT-ZDK, a aeronave fará uma parada técnica em Recife (REC), para então seguir até Alverca, para os ajustes finais na OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal.
Apesar da aeronave estar praticamente pronta, o primeiro KC-390 da FAP ainda deverá receber ajustes e a instalação de equipamentos adicionais com padrão da OTAN, no qual Portugal é país membro.

Portugal, parceiro da Embraer no desenvolvimento do KC-390, foi o primeiro cliente de exportação do jato tático multimissão brasileiro, adquirindo cinco aeronaves e um simulador de voo em julho de 2019..
Ainda que o voo de traslado esteja ocorrendo na data de hoje, a entrega oficial do primeiro KC-390 português está programada para ocorrer somente em março de 2023, com mais outras quatro unidades entregues anualmente até 2027.
O contrato, avaliado em 827 milhões de Euros, visa a substituição dos antigos C-130 Hércules, operados pelo Esquadrão 501 Bisontes da Base Aérea do Montijo. Uma das missões do C-390 pela FAP será o combate a incêndios florestais, cujos testes para essas operações foram concluídos pela Embraer recentemente.
Além de Portugal, a Embraer já vendeu o KC-390 para Hungria e Holanda. O modelo já está em operação no Brasil desde setembro de 2019.