O primeiro avião Pilatus PC-21, um novo turboélice de treinamento da Espanha, concluiu no último dia 18 de dezembro o seu primeiro voo nas asas da Força Aérea da Espanha.
O primeiro voo de testes ocorreu nas proximidades das instalações da Pilatus, em Stans, na Suíça.
Esses aviões de treinamento partiram de uma encomenda de 200 milhões de euros da Força Aérea Espanhola. Composto por um sistema de treinamento integrado, o pedido inclui simuladores desenvolvidos e produzidos pela Pilatus, peças de reposição e e logístico, além das 24 aeronaves PC-21.
Esses PC-21 devem ser os aviões de primeiro contato do cadetes da Força Aérea da Espanha.
Pilatus Aircraft Ltd is pleased to announce that the first of 24 PC-21 aircraft destined for the Spanish Air Force has successfully completed its initial production test flight at the factory in Stans, Switzerland.#pc21 #pilatus #pilatusaircraft #pilatusaircraftltd pic.twitter.com/NXFqNVIxtf
— Pilatus Aircraft Ltd (@PilatusAircraft) December 18, 2020
O PC-21 fornecerá à Espanha o sistema de treinamento mais avançado atualmente em oferta e também fornecerá uma plataforma de treinamento econômica e ecologicamente viável.
A experiência com os clientes existentes do PC-21 mostrou que o custo do treinamento para um piloto militar pode ser reduzido em mais de 50% com o PC-21, em comparação com o uso de jatos para a mesma função.
Essas aeronaves turboélice monomotor requerem muito menos combustível do que qualquer treinador a jato comparável. O treinamento de pilotos da força aérea espanhola começa em 2021.