Após um período de testes com protótipos de caças entre 2019 e 2021, o Pakistan Aeronautical Complex (PAC), em colaboração com a China, já concluiu a fabricação em série das primeiras aeronaves JF-17C Block III.
As fotos dos primeiros caças estão circulando nas últimas horas na internet, mostrando um conjunto de vários aviões no pátio de uma Base Aérea no Paquistão.
As 10 aeronaves construídas, todas do modelo JF-17 Block III, já estão sendo preparadas para um Desfile em 23 de março de 2022, juntamente com caças Vigorous Dragon.
O Paquistão, Nigéria e Myanmar são os cliente do JF-17 até o momento. A China, que tem ampla participação no projeto e fabrica as fuselagens, não encomendou o JF-17. Anteriormente a Argentina negou que estava negociando caças JF-17, desmentindo declarações de uma comissão chinesa sobre interesse do país pela aeronave.
JF-17 Thunder Block-3, the best, specifically in LCA category ⚡ 🇵🇰
JF-17 Thunder Block-3 will add a new dimension to the capabilities of Pakistan Air Force, the Era of AESA.
The addition of J-10C will heavily complement Thunder & Mirage fleet of PAF.
PUBLICIDADE © 📸 Ace of PAF pic.twitter.com/kg3mXdlnmp
— Pakistan Strategic Forum (@ForumStrategic) January 6, 2022
O JF-17 foi criado com foco o mercado de caças supersônicos leves, como o F-16 da Lockheed Martin e o Gripen E da Saab. O caça não teve sua geração ou muitos dados declarados abertamente, mas pela ajuda da China na parte tecnológica e um radar do tipo AESA, cogita-se que ele é 4+, assim como seus concorrentes.
A vantagem de um caça dessa é o custo de operação baixo, em comparação com aviões de combate maiores.
O JF-17 é um caça desenvolvido pelo Paquistão em conjunto com a China (que o designa FC-1), onde os paquistaneses detém 58% da fabricação das peças e a China os 42% restantes.
As per this picture, this is 11th airframe of JF-17 Thunder Block-3
Serial number (3P-11) ⚡ 🇵🇰
PUBLICIDADE Now atleast 11x JF-17 Thunder Block-3 are ready to rock & roll Alhumdulillah. @RupprechtDeino pic.twitter.com/P8wOxZ4r70
— Pakistan Strategic Forum (@ForumStrategic) January 4, 2022
O motor é o Klimov RD-93 de origem russa, baseado no RD-33 usado no MiG-29 Fulcrum e demais caças da família, capaz de impulsionar o caça à velocidades próximas de Mach 1.8 (cerca de 2205 Km/h).
O JF-17 tem sete pontos-duros para carregar armamentos como mísseis ar-ar de longo alcance, bombas guiadas ou convencionais, mísseis anti-navio e anti-radar. O míssil anti-radar brasileiro MAR-1, da Mectron, seria integrado ao caça, mas seu projeto foi cancelado. O caça também é armado com um canhão de cano duplo GSh-23-2, de 23mm.
Há poucos dias, o Paquistão anunciou a aquisição de caças multifuncionais J-10 Vigorous Dragon da China. Os JF-17 devem participar junto de 25 caças J-10C em uma agem baixa no desfile de 23 de março.
Texto por: Pedro Viana e Gabriel Centeno – Equipe AEROFLAP