Projeto que leva educação ambiental às escolas de baixa renda é apoiado pela Fraport Brasil

por Aeroflap

Fraport Brasil educação ambiental

De olho no futuro, a Fraport Brasil, a do aeroporto de Fortaleza, tem buscado apoiar projetos que promovam ações voltadas à preservação do meio ambiente e a redução do impacto ambiental. Uma das iniciativas que a empresa ou a apoiar, em janeiro deste ano, é o SISPEA (Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental e Incentivo às Políticas Públicas), do Instituto Chico Mendes.

PUBLICIDADE

O projeto leva educação ambiental às comunidades de baixa renda, por meio do ambiente escolar. A escola Neves Campelo, situada no entorno do aeroporto, foi apadrinhada pela Fraport Brasil para entrar no projeto deste ano junto ao SISPEA.

Por meio de formações e acompanhamento, o projeto leva noções de sustentabilidade para escolas periféricas de cidades brasileiras. O sistema também oferece assessoria aos professores das escolas, para que possam ter os instrumentos necessários para realizar as práticas.

O sistema se baseia em tecnologia social, que aplica a educação socioambiental de forma integrada junto a estudantes e comunidade, contando também com a gestão pública para a implementação de políticas públicas voltadas ao tema.

A Técnica de Meio Ambiente da Fraport Brasil, Talyta Camargo, destaca a importância do projeto na comunidade. “É como uma sementinha que vai florescer em diversas crianças. Elas vão propagar esse conhecimento em suas casas, com familiares e amigos. Vão se transformar em multiplicadores e, assim, o projeto leva conhecimento também a nossa cidade, estado e país. A Fraport Brasil entende que é muito importante combater o impacto ambiental, propagar a educação sobre o tema e contribuir com a sustentabilidade”.

O trabalho do SISPEA se dá em diferentes frentes, como oficinas. Confira algumas:

  • Produção de alimentos: estimula a produção de alimentos saudáveis por meio da produção de hortas escolares e residenciais, ensinando sobre o processo e a segurança alimentar.
  • Consumo consciente: as atividades têm por objetivo tornar a escola um espaço de práticas sustentáveis ao reduzir custos, como o consumo de energia, água, material de limpeza, brinquedos e outros.
  • Reflorestamento: atividades práticas de preservação e conservação da biodiversidade local, com ações de reflorestamento urbano e de áreas degradadas com plantio de mudas.
  • Coleta seletiva: as atividades têm como objetivo estimular a destinação correta dos resíduos, envolvendo toda comunidade escolar. O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos recicláveis levados aos aterros e lixões.
  • Brinquedoteca: oferece aos alunos a oportunidade de aprender na prática a política dos 3 Rs: repensar, reutilizar e reciclar. A atividade lúdica ainda estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e a criatividade.

Siga nossos canais:

Para todas as últimas noticias, siga nosso canal no Google News

PUBLICIDADE

Canal WhatsApp

Canal Telegram