O Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado (UCAV) Kizilelma da Turquia, em sua configuração de protótipo de produção, realizou seu primeiro voo curto em 25 de setembro de 2024, a partir de Corlu, segundo anunciou a empresa.
Segundo a empresa, o novo protótipo, que é o terceiro no total e possui o número de cauda TC-ÖZB3, revelou “diferenças estruturais e de fuselagem significativas” em comparação ao modelo original. O Kizilelma original voou pela primeira vez em 14 de dezembro de 2022, utilizando o primeiro protótipo, TC-OZB.
“O terceiro protótipo, que é o protótipo de produção do Bayraktar Kızılelma, completou com sucesso seu primeiro voo hoje”, disse o Diretor de Tecnologia (CTO) da empresa, Selçuk Bayraktar. “Foi um voo de teste curto. Nossos testes continuarão de agora em diante.”
De acordo com o fabricante, além das melhorias estruturais, a arquitetura aviônica do Kizilelma foi aprimorada, e o veículo realizou um voo com um motor de pós-combustão, permitindo-lhe alcançar velocidades quase sônicas e melhorar a manobrabilidade em altas velocidades devido a inovações aerodinâmicas.
Promovido junto com o Anka-3 da Turkish Aerospace Industries (TAI), o UCAV está sendo apresentado como um sistema de ala leal colaborativa destinado a operações de Manned-Unmanned Teaming (MUM-T) com o caça furtivo de quinta geração KAAN, com potencial para assumir funções de combate ar-ar. Além do Anka III, o Kizilelma, em conjunto com o Baykar TB-3 e uma versão naval do Hurjet, será planejado para operar a partir do navio anfíbio TCG Anadolu e de plataformas de porta-drones/helicópteros.
Leia também:
- Domingo Aéreo no Campo de Marte tem público de mais de 210 mil pessoas
- Conheça as 4 cidades mineiras mais procuradas pelos viajantes no Aeroporto de Confins
- Últimos dias para responder a pesquisa de cultura de segurança operacional