A Qantas, companhia aérea australiana, realizou uma cerimônia para se despedir do seu primeiro Boeing 717. A aeronave foi também a primeira do tipo a ser operada no país além da primeira da empresa estatal.
Em meio a cerimônia que foi mais simbólica, a companhia aérea anunciou que todas as aeronaves Boeing 717 serão retiradas de operação até meados de 2024, dando lugar ao novo e mais eficiente Airbus A220-300.
O Boeing 717 de matrícula VH-NXI, é um avião com pouco mais de 23 anos de idade, tendo começado a voar comercialmente pela Impulse Airlines da Austrália, atualmente opera sob o nome da JetStar.
Veja também:
- Boeing 737 de nova operadora cargueira no Brasil é visto com a pintura completa
- Embraer E2 que servirá o time do Palmeiras surge com a sua nova identidade visual
- Vídeo: ageiro abre porta de avião momentos antes do pouso
- Boeing retoma entregas do 737 MAX após problemas na fabricação
A aeronave foi recebida pela empresa de leasing alemã Bavaria International Aircraft Leasing em dezembro de 1999, sendo reado para a empresa australiana em abril de 2000. A matrícula era VH-IMP e configurada para transportar 115 ageiros em única classe.
Três anos depois, a aeronave ou a operar pela JetStar, algo que durou pouco mais de um ano, quando foi reado para a National Jet Systems, outra empresa do grupo da Qantas e que segue operando com o nome de registro mas com a identidade visual da QantasLink.
O avião recebeu uma nova configuração, ando a voar com 12 ageiros na Executiva e mais 98 na Econômica. Desta vez a matrícula foi alterada para o VH-NXI, onde permaneceu até seu último dia de operação que foi nesta segunda-feira (29).

O destino do Boeing 717 histórico será para uma empresa da América do Norte, que deverá realizar em breve seu voo de entrega.
Atualmente a frota é composta por 20 aeronaves do tipo, e todas serão substituidas pelos novos Airbus A220. A retirada dos aviões será de forma gradativa, isso porque o primeiro A220 será entregue somente ao final de 2023.
“É o fim de uma era para esses Boeing 717, que desempenharam um papel crucial na conexão dos australianos em nossa rede doméstica e regional por mais de duas décadas”, disse o CEO da Qantas, Alan Joyce.
“É justo que o primeiro Boeing 717 a ser registrado neste país esteja abrindo caminho para outro tipo de frota totalmente novo, o A220, que pode operar o dobro do alcance dos 717 abrindo novas rotas domésticas e internacionais de curta distância”, completou.