A Qatar Airways assinou um acordo em Doha, em 20 de agosto de 2024, para adquirir 25% de participação na Airlink, uma das maiores companhias aéreas da África. A parceria se apoia em anos de cooperação entre as duas empresas, que compartilham voos.
Com esse novo investimento, espera-se que as duas companhias aéreas solidifiquem sua parceria, melhorando a interconexão de suas redes, cooperando no setor comercial e vinculando seus programas de fidelidade.
Em agosto deste ano, a Airlink contava com uma frota exclusivamente composta por aeronaves Embraer, somando mais de 60 unidades. A frota incluía quase todos os modelos de jatos comerciais da fabricante brasileira, desde o ERJ-135, com 37 assentos, até o E-195, com capacidade para mais de 100 ageiros.
A transportadora aérea do Catar assegurará dois assentos no conselho da Airlink, mas continuará sendo uma acionista minoritária sem poderes de controle, afirmou o CEO da Airlink, Rodger Foster, em entrevista a uma emissora de notícias sul-africana logo após a do acordo.
Com essa mudança, a Qatar Airways reforçou seu compromisso com o mercado africano, um continente onde já opera voos para 29 destinos. A expectativa é que a parceria com a Airlink ajude a fortalecer as conexões entre o hub de Doha e novos mercados na África do Sul e no Leste Africano, regiões onde a Airlink possui uma forte presença.
Leia também: